Alimentos que reduzem a gula

Por em 02/09/2015

Na hora de beliscar alguma coisa entre as principais refeições, é normal despertar aquela vontade louca de comer um chocolate ou alguma outra besteira super calórica. Isso acontece principalmente quando estamos fora de casa, onde a oferta de alimentos gordurosos e não muito saudáveis costuma ser maior.

+ Dieta sem glúten: a nova promessa para quem quer emagrecer

Para quem quer se policiar e sair da dieta, é importante conhecer aqueles alimentos que vão te dar uma sensação de saciedade por mais tempo, evitando a fome furiosa entre as refeições. Comer de 3 em 3 horas também é fundamental para manter o controle. Quando não nos atentamos a esses detalhes, a tendência é comer exageradamente e qualquer coisa, sem prestar atenção no valor nutricional dos alimentos.

+ Cinco passos para consumir menos calorias

Se você quer mudar os seus hábitos, conheça alguns alimentos para investir tanto nas refeições principais, como nos intervalos, que vão ajudar a reduzir aquela gula desnecessária. As dicas são da nutricionista Maiara Fidalgo:

Iogurte desnatado, queijo branco, ovo e frango

strawberries-498207_640

Crédito: Pixabay

Estes alimentos são fontes de proteína, um nutriente que tem uma estrutura mais complexa e exige uma digestão lenta. Por isso, eles mantêm a saciedade por mais tempo. Tente incluir algum desses itens em todas as refeições.

Leguminosas

chana-166988_640

Crédito: Pixabay

Feijão, grão de bico, ervilha, soja e lentilha são alguns dos alimentos ricos em fibras, fontes de proteínas vegetais e apresentam em sua composição carboidratos complexos, vitaminas do complexo B, minerais, como potássio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, cálcio e pouca quantidade de sódio. Esses grãos também possuem fibras solúveis e insolúveis, que colaboram para um bom trabalho intestinal e contribuem para o controle dos níveis de colesterol no sangue.

Frutas secas, maçã e banana

Frutas Secas

Crédito: Pixabay

Esses alimentos são ricos em fibras, o que já gera saciedade, e têm um bom teor  de frutose, que dá uma  sensação de bem estar pelo sabor doce. O indicado é incluir um mix de frutas secas e castanhas no cardápio, em uma porção média de 30g ao dia.

+ Exercícios que mais gastam calorias

Aveia, arroz integral, pão integral, cereais integrais e barra de cereal

muesli-698575_640

Crédito: Pixabay

As fibras presentes nos alimentos integrais se expandem no estômago, dando a sensação de saciedade. Sua absorção é feita de forma gradual, o que prolonga o bem estar.

Oleaginosas

peanut-624601_640

Crédito: Pixabay

Amendoim, nozes, castanha de caju e castanha do pará têm sua digestão mais lenta por serem ricos em gorduras “boas” mono e poli insaturadas, gerando uma sensação de saciedade mesmo se consumidos em pequenas  quantidades.

Sementes

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Crédito: Wikimedia Commons

A chia e a linhaça são ricas em fibras que se transformam em gel quando hidratadas (tanto em água, como em sucos ou iogurtes) e promovem saciedade pois aumentam o seu tamanho no trato gástrico.