7 dicas para cair na folia com saúde

Por Patricia Machado em 04/02/2016

Quem quer curtir a folia ao máximo, com certeza, já escolheu a fantasia e até já fez uma lista com as melhores festas e bloquinhos para que o Carnaval seja mesmo inesquecível.

+ Roteiro para quem vai ficar em São Paulo no Carnaval

+ Detox pré e pós-Carnaval

As comemorações carnavalescas já começaram e prometem divertir os foliões até a quarta-feira de cinzas. E, como os dias de folia devem ser intensos, é importante tomar cuidado com a saúde.

“As pessoas costumam ficar muito tempo em pé, expostos ao sol e só se ‘hidratam’ com álcool. A má e pouca alimentação também contribui para os problemas de saúde nesse período”, explica Carlos Peixoto, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ). “Isso faz com que o folião tenha mal estar geral, enjoos, vômitos e dores nas pernas”, completa.

Para que você curta o Carnaval e proteja a saúde durante os dias de festa, confira algumas dicas:

  • Invista no carboidrato

Nas principais refeições do dia, dê preferência a alimentos ricos em carboidratos, como pão, macarrão, batata e arroz. Esse nutriente fornecerá energia durante a festa. “A glicose, molécula proveniente da quebra de açúcares, é a única fonte de energia utilizada pelo cérebro”, explica a nutricionista Marcia Daskal.

  • Tome café da manhã

O café da manhã é essencial paga garantir a manutenção do organismo. Coma frutas, cereais, ovos, iogurte ou café com leite, pães e geleias.

  • Tome caldo de cana

Para recuperar os músculos depois da folia, a dica é tomar um copo caprichado de caldo de cana. “Essa bebida é muito utilizada na recuperação dos atletas”, afirma o preparador físico Marcio Atalla. Caso você não goste dessa bebida, a alternativa é tomar um suco de beterraba.

  • Não exagere na bebida

Beber com o estômago vazio pode causar hipoglicemia. Para evitar qualquer mal-estar, vale a pena intercalar as bebidas alcoólicas com alimentos e goles de água.

  • Durante a festa, alimente-se de produtos de fácil digestão

Uma dica é ter barrinha de cereal, bolacha integral, lanche natural, sucos, frutas secas (damasco, ameixa, figo) e grãos (nozes, amêndoas, castanhas) com você durante a folia. “É importante diminuir a ingestão de frituras e outras comidas ricas em gordura”, recomenda a nutricionista.

  • Beba muita água

Água de coco, suco de frutas e água ajudam a combater a desidratação durante a festa.

  • Cuidado com a ressaca

Caso você abuse da bebida e tenha ressaca no dia seguinte, o jeito é beber muito líquido e ter uma alimentação leve a base de carboidratos, carnes magras, hortaliças, legumes, frutas e lácteos com baixo teor de gorduras. “Depois de um dia de festa, tente também fazer uma atividade aeróbica leve porque isso contribui para a eliminação do excesso de álcool no corpo”, diz Marcio Atalla.

Foto: Pixabay