5 dicas para não sair da dieta

Por Patricia Machado em 10/02/2016

No começo da dieta é comum que as pessoas estejam focadas e até animadas com a promessa de um bom resultado. Por isso, elas seguem à risca as orientações de um profissional especializado e se comprometem a manter uma rotina de exercícios e bons hábitos alimentares.

+ Atitudes simples para ser mais saudável em 2016

+ Qual a função do carboidrato na dieta?

O problema é que, em alguns casos, conforme o tempo passa, a dieta se torna um fardo. “É importante compreender que ‘comer bem’ não quer dizer ‘comer algo ruim’. A alimentação saudável é responsável por 70% do resultado do emagrecimento”, explica Camila Borduqui, nutricionista funcional e esportiva.

A maior dificuldade para aqueles que estão tentando perder um quilinho é manter a dieta e continuar com uma vida social ativa. Nessas horas, é comum dar uma escorregadinha e comer algumas coisas gordurosas. “Quem está de dieta precisa entender que é preciso haver uma mudança de estilo de vida. Isso significa escolher pratos saudáveis ao invés de optar por pratos gordos”, diz Camila.

Para você não desistir da dieta, confira algumas dicas da especialista:

Faça receitas criativas

Use e abuse da sua criatividade na hora de preparar os alimentos que podem ser consumidos durante a dieta. Isso fará com que você não fique enjoado das refeições saudáveis. “Ao invés de comer frango e batata doce, por exemplo, é possível fazer um escondidinho de frango feito com a batata doce. Isso faz com que a pessoa continue tendo prazer em comer alimentos saudáveis”, afirma a nutricionista.

+ Apps para emagrecer e entrar em forma

Antes de encontrar os amigos, coma em casa

É possível, sim, manter a dieta e os seus compromissos sociais. Uma dica é comer em casa antes de encontrar com os amigos. “Caso você queira comer no local, procure a opção mais light do cardápio”, orienta Camila.

Escolha duas refeições na semana para comer o que quiser

A dica ajuda – e muito – a não desistir da dieta. Mas lembre-se de comer com cautela. “Se você for em uma hamburgueria, opte por aquilo que mais gosta. Não coma milkshake, hambúrguer e batata frita. Escolha apenas um desses itens”, diz a nutricionista.

Tenha sempre um objetivo

Um jeito de manter o foco é ter pequenos objetivos. Por exemplo, caso você tenha um casamento e precisa estar em forma até lá, isso fará com que você não desista da dieta. “Ao ter um desafio, a pessoa consegue se manter na dieta e fazer os sacrifícios que ela exige”, conta Camila.

+ Dispositivo identifica as calorias e nutrientes dos alimentos

Evite dietas radicais

“É difícil aguentar por muito tempo as dietas radicais. Por isso, aos poucos, foque na reeducação alimentar. Comece trocando alguns alimentos e não procure um resultado imediato. Do contrário, você será vítima do efeito sanfona”, alerta a nutricionista.

Foto: Thinkstock