4 motivos para começar a se exercitar

Por Patricia Machado em 02/12/2015

De acordo com a última pesquisa divulgada pelo Ministério do Esporte, o sedentarismo atinge quase metade da população brasileira. Isso significa que 45,9% dos brasileiros – 67 milhões de pessoas – não realizaram nenhuma atividade física em 2013.

+ Esportes para queimar calorias

+ Exames essenciais para quem quer começar uma atividade física

Desculpas como “está chovendo”, “estou cansada”, “hoje é sexta” e “estou com preguiça” colaboram para o crescimento do número de pessoas que não praticam exercícios.

“É difícil mudar qualquer tipo de hábito e iniciar uma nova rotina”, explica Bruno d’Orleans, professor de educação física, personal trainer das celebridades e criador do blog O seu personal.  “Para criar uma rotina de exercícios é preciso separar um momento do dia para cuidar de si mesmo e escolher um treino capaz de alinhar os seus objetivos e os seus gostos”, completa.

Além de eliminar aquelas gordurinhas indesejadas, os exercícios são responsáveis por prevenir lesões, melhorar o condicionamento físico e ajudar as pessoas a serem mais saudáveis. Mas, antes de começar a queimar as calorias, alguns cuidados são importantes.

+ 10 passos para entrar em forma até o verão

“Faça exames para saber como está a sua saúde antes de começar a rotina de exercícios”, conta Bruno. “Depois de escolher o esporte que deseja praticar, procure um bom profissional para acompanhá-lo nos seus treinos. Isso será determinante para que você alcance os seus objetivos”, completa.

Para que você não desista da rotina de exercícios, confira bons motivos para começar a se exercitar o quanto antes!

  • Perda de peso

A rotina de exercícios faz com que o seu corpo gaste calorias e isso fará com que você emagreça e ganhe massa magra.

+ Perfis fitness para seguir no Instagram

  • Diminuição de doenças

Quem pratica exercícios pode viver mais. De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas que se exercitam diminuem em 54% as chances de morte por problemas cardíacos. Além disso, a prática de atividades físicas aumenta a imunidade.

  • Faz bem para a mente

Durante uma atividade física, o corpo produz endorfina. Esse hormônio é responsável por combater sensações de tristeza e depressão. Por isso, exercícios são responsáveis por espantar o baixo astral e combater o estresse.

+ Alimentos que ajudam a reduzir a gordura abdominal

  • Melhora o sono

De acordo com estudo divulgado pela revista Mental Health and Physical Activity, pessoas que praticam cerca de 150 minutos de exercícios por semana dormem melhor do que aquelas que não se exercitam ou se exercitam com pouca frequência. A prática de atividade física também faz com que as pessoas tenham maior concentração durante o dia.

Foto: Pixabay