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10 passos para entrar em forma até o verão

10 passos para entrar em forma até o verão

Como diz o ditado: não tem mais choro, nem vela. O verão está chegando e para conseguir perder os quilinhos extras e arrasar nas festas que vêm por aí, será necessário ter muita determinação e disciplina.

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“Quem quer emagrecer precisa ter consciência de que durante o ano inteiro você comeu tudo o que queria. Por isso, se o foco é perder peso até o verão, será necessário fazer uma dieta diária, inclusive aos finais de semana”, diz Thaianna Velasco, nutricionista funcional da Clínica Helena Costa, com sede no Rio de Janeiro.

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A boa notícia é que ainda dá tempo. Quem começar agora e seguir à risca as dicas que a seguir poderá emagrecer cerca de 4kg por mês — ou seja, até o dia 21 de dezembro, quando o verão começa oficialmente, é possível eliminar 8kg.

“Para atingir o resultado esperado não compre alimentos que você não deve consumir em casa. Além disso, carregue suas refeições com você. Uma dica é ter na bolsa algo que você pode comer sempre. Isso ajuda muito quando estamos parados no trânsito ou fazemos hora extra no escritório”, aconselha a nutricionista.

Conversamos com especialistas em nutrição, esportes e cirurgia plástica para reunir as melhores dicas para você queimar calorias até o verão. Confira os 10 passos para entrar em forma até a estação mais quente do ano:

Passo 1 – Diminua a quantidade de carboidrato nas refeições

“Se a pessoa não tem o hábito de fazer exercícios, ela acumula com mais facilidade a energia vinda dos carboidratos. Por isso, ele precisa ser reduzido”, explica Thaianna. Mas isso não significa que o carboidrato deve ser retirado completamente da dieta. Afinal, medidas drásticas podem prejudicar a saúde. Procure diminuir o consumo de pão, macarrão, batatas e arroz branco. “Uma dica é trocar o pão por berinjela e abobrinha”, diz a nutricionista.

Passo 2 – Opte por alimentos saudáveis

“Para entrar em forma é importante incluir na dieta alimentos com baixo teor calórico e que dão maior saciedade”, revela Thaianna. “Entram na lista folhas verdes escuras, cereais, morango, brócolis, couve flor, repolho e couve”, completa.

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Passo 3 – Dê preferência para as proteínas

Quando possível, escolha proteínas magras e com menos gordura saturada, como peito de frango e peixe. “Além de facilitar a digestão, a proteína traz benefícios para o organismo, cabelo, ossos e melhora o processo de cicatrização”, conta a nutricionista.

Passo 4 – Beba água

A dica é antiga, mas continua válida. “O emagrecimento mobiliza algumas toxinas e a água ajuda a eliminar isso”, explica Thaianna. Para descobrir quantidade ideal de água por dia, multiplique 35ml de água por quilo de peso. O resultado revela a quantidade ideal de água que deve ser consumida por dia.

Passo 5 – Faça um diário alimentar

“Escrever o que foi consumido todos os dias em cada uma das refeições ajuda a pessoa a entender o processo pelo qual está passando e a visualizar o que está dando certo e errado”, diz a nutricionista. “O cérebro nos boicota muitas vezes e essa agenda registra tudo o que a pessoa, de fato, está comendo durante a dieta”, completa.

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Passo 6 – Diga adeus ao docinho e aos bons drinks

Se a sua meta é chegar no verão em forma, esqueça os docinhos que alegram o meio da tarde. “Os docinhos prejudicam a perda de gordura porque causam picos de insulina no organismo”, alerta Thaianna. Evite também tomar bebida alcoólica. “Esse tipo de bebida é 100% absorvida pelo organismo e dá uma energia desnecessária ao corpo”, explica a nutricionista.

Passo 7 – Espere duas horas para dormir após a última refeição

No jantar, dê preferência para as refeições leves. Por isso, escolha alimentos com baixo carboidrato. “Alimentos muito pesados dificultam o sistema digestivo e isso pode prejudicar a qualidade do sono”, explica a nutricionista. “Quando não há uma boa noite de sono, a pessoa tende a sentir mais vontade de comer durante o dia seguinte”, completa.

Passo 8 – Faça musculação

A prática de exercício físico ajuda (e muito) na perda de peso. E, pasmem, não são apenas as atividades aeróbicas que ajudam a emagrecer. “A musculação faz a pessoa a perder peso mais rápido. Uma das principais vantagens é que ela permite o aumento da massa magra”, diz o Felipe Kutianski, preparador físico da Ziva Brasil, empresa de acessórios de pesos livres de alto-padrão, com sede em Curitiba. “A pessoa vai se sentir mais fina, as roupas ficarão largas e haverá a tonificação dos músculos”, completa. Para alcançar esses resultados, é necessário praticar musculação três vezes por semana por, no mínimo, 30 minutos.

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Passo 9 – Alie o treino HIIT à musculação

O Treinamento Intervalado de Alta Intensidade está ganhando força entre as celebridades e pode ajudar na perda de peso. “Esse treino consiste em um estímulo metabólico elevado e após o treino a pessoa continuará perdendo peso”, explica o preparador físico. “O HIIT força o seu metabolismo a usar a gordura como fonte energética”, completa.

Passo 10 – Invista em alguns tratamentos estéticos

Os tratamentos estéticos ajudam as mulheres a perder medidas, tonificam a pele e reduzem as celulites e estrias. “Os tratamentos ajudam muito no processo de emagrecimento e permitem uma rápida recuperação da paciente”, explica Marco Cassol, médico especializado em cirurgia plástica. “Antes de iniciar qualquer tratamento, é importante descobrir o procedimento que irá alcançar, de fato, o resultado esperado”, completa. Para conhecer os tratamentos estéticos que prometem bons resultados até o verão, clique aqui.

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