10 frases de Bill Gates para você se inspirar

Por Patricia Machado em 05/10/2015

Bill Gates é mesmo um homem de sucesso. Com uma fortuna estimada em US$76 bilhões, o norte-americano, que tem hoje 59 anos, é o homem mais rico do mundo. Há 40 anos, ele criou a Microsoft, empresa reconhecida internacionalmente no mercado de tecnologia.

+ Quanto você ganharia se o homem mais rico do país dividisse a sua fortuna?

+ 10 dicas para você se tornar uma pessoa melhor

Além disso, o empresário também se destaca em diversas ações humanitárias. A Fundação Bill e Melinda Gates financia projetos sociais em todo mundo. Por ano, US$4 bilhões de dólares são investidos em ações que visam ajudar ao próximo.

A trajetória de Bill Gates, marcada pelo empreendedorismo e por ações sociais, é capaz de inspirar muitas pessoas que almejam o sucesso profissional e pessoal. Pensando nisso, a revista americana Inc. reuniu frases de Bill Gates que são capazes de inspirar a humanidade.

As frases mostram as facetas do norte-americano sob diversos aspectos como estilo de gestão, crenças e visões políticas. Dê uma olhada e inspire-se no homem mais poderoso do mundo:

1. Sobre o sucesso

“O sucesso é um professor traiçoeiro. Ele seduz pessoas inteligentes e as faz pensar que elas não poderão perder tudo.”

2. Sobre as falhas

É válido celebrar o sucesso, mas é ainda mais importante prestar atenção às lições do fracasso.”

3. Sua definição sobre inteligência

“Inteligência é um conceito difícil de ser determinado. Inteligência é a capacidade de absorver a informação em tempo real, fazer perguntas perspicazes e ter boa memória. É conseguir traçar uma ponte inovadora entre assuntos que parecem desconexos.”

bill gates 2

4. Sobre a utilidade do dinheiro

“Eu preciso de comida e roupas. O dinheiro não tem utilidade para mim além dessas necessidades. Eu só quero o dinheiro para construir uma empresa e ajudar os mais pobres.”

5. Sobre o projeto de sua vida

O trabalho mais importante que eu tive a chance de estar envolvido foi o desenvolvimento do computador pessoal (ou PC). Foi assim que eu passei a minha adolescência, os meus 20 e 30 anos. Esse é o trabalho da minha vida.”

6. Sobre o governo

“É preciso ser realista e entender que o governo é um grande instrumento. Sem a constante atenção de pessoas qualificadas e capazes de aplicar boas métricas, o governo não será bom.”

The Global Development Outlook: William H. Gates III speaks

7. Sobre clientes bravos

“Seus clientes mais insatisfeitos são a sua maior fonte de aprendizado.”

8. Sobre a importância da inovação

“O estilo de vida que temos não é uma criação política. Antes de 1.700, o mundo era pobre como o inferno. A vida era curta e brutal. Mas começamos a inovar. Criamos a eletricidade, a máquina a vapor, microprocessadores, os estudos de genética e permitimos os avanços da medicina. A inovação é essencial para progredirmos.”

9. Sobre falar a verdade para seus funcionários

“Se eu considero algo um desperdício de tempo ou ruim, eu não espero para expressar o meu ponto de vista. É tudo no tempo real. Então é comum me ver falando que ‘esta é a ideia mais imbecil que eu já ouvi’ em algumas reuniões.”

10. Sobre o crescimento da Microsoft

“Mesmo quando fundamos a Microsoft e determinamos o objetivo de ter ‘um computador em cada mesa de cada casa’, não pensamos que seríamos uma empresa grande. Todas as vezes eu perguntava: ‘Oh, meu Deus, sera que nós conseguirmos dobrar de tamanho?'”.

Microsoft