Vendas de Natal caem 4%, aponta relatório

Por Patricia Machado em 27/12/2016

A recessão econômica impactou definitivamente os hábitos de consumo dos brasileiros. Por esse motivo, o volume de compras para o Natal foi menor do que nos anos anteriores.

+ 4 vídeos motivacionais para começar o ano com o pé direito

+ Cinco atitudes que desmotivam os funcionários

Dados da Serasa Experian, empresa especializada em informações financeiras, mostraram que as vendas recuaram 4% em relação ao mesmo período do ano passado. O número fez com que o Natal de 2016 fosse o segundo pior desde 2003.

O pior desempenho de vendas na época natalina aconteceu em 2015, quando a queda foi de 6,4%, na comparação com 2014.

Outros dados obtidos pelo SPC Brasil também trouxeram más notícias para as vendas realizadas a prazo. De acordo com a instituição, houve um recuo de 1,46%.

Por causa desse cenário, os economistas acreditam que as liquidações terão descontos menores e haverá um fraco impulso para a retomada do mercado em janeiro.

Foto: Getty Images