Três fatores importantes para ser um bom líder

Por Mariana Castro em 25/04/2017

Empresários de pequenos negócios precisam conhecer todas as áreas de sua empresa. Para ser um bom líder, é necessário colocar a mão na massa, enquanto você lidera e se relaciona de forma eficaz com seus colaboradores. Ganhar o respeito e confiança dos funcionários é essencial para alcançar o sucesso e aumentar a produtividade do negócio.

+ Cinco atitudes que desmotivam os funcionários

+ Cinco coisas que mulheres de sucesso têm em comum

Uma boa relação pode causar impactos positivos nos funcionários, além de fazer com que eles tenham uma ótima experiência profissional. Em troca, eles terão melhores resultados, o que beneficiará a todos.

Pensando nisso, Kammi Skrzypek, diretora executiva da empresa de seguros Farmers Insurance, listou para a Inc.com quais são os elementos necessários para se tornar um bom líder. Confira:

Comunicação

É muito importante se reunir com frequência com seu time para ouvir feedbacks, que podem ser positivos ou negativos. Apesar de ser algo simples, esse hábito pode fazer toda a diferença no seu posicionamento diante do time. Escute verdadeiramente o que eles têm a dizer e faça perguntas, mostrando que você também não sabe a resposta para todas os questionamentos e que se interessa genuinamente por suas sugestões. Isso é fundamental para que você estabeleça um canal aberto e sincero com os funcionários.

+ Cinco atitudes para deixar seus funcionários mais felizes

Confiança

Sempre acredite que é um bom líder. Também é importante demonstrar que você confia nas habilidades do seu time como um todo. Dessa forma, além de se posicionar na empresa, você deve estimular que seu time adquira confiança e que os colaboradores se posicionem diante de suas funções. Dê autonomia e oportunidade para que eles cheguem em suas próprias soluções para os problemas. Isso os desenvolverá como profissionais e trará benefícios para a empresa.

Comprometimento

Seja comprometido com seu time tanto quanto eles são comprometidos com você. Esteja aberto para diferentes formas de se relacionar com sua equipe, sem estabelecer expectativas irreais. Outra dica é ser flexível com horários, se isso for possível. O comprometimento, vindo de todas as partes, faz que as pessoas executem seu trabalho com excelência e gerem resultados, independente das regras determinadas.

Foto: Getty Images