Três dicas para fazer sua empresa crescer

Por Mariana Castro em 26/04/2017

Ter um empreendimento não é uma tarefa fácil. O crescimento de uma empresa acontece de forma gradual e a estabilidade não é sempre garantida. Por isso, pessoas que abrem o negócio próprio podem ficar desesperadas ao vê-lo estagnado.

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Uma pesquisa divulgada no ano passado, que foi realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou que três em cada dez empresas que haviam sido lançadas em 2014 deveriam fechar as portas até o final de 2016. A descoberta tornou o cenário empreendedor pouco animador.

No entanto, para ajudar aqueles que acreditam no sucesso da sua empresa, a Inc.com reuniu dicas valiosas para ajudar empreendedores a fazerem o negócio crescer e o lucro aumentar. Confira:

Não se apegue às métricas

Com as novas tecnologias, as pessoas são capazes de medir e rastrear quase tudo. No comércio online, por exemplo, é possível saber o quão efetivo é o investimento em propaganda nos canais digitais. Saindo do mundo virtual, entretanto, nem sempre é tão claro quais investimentos financeiros estão trazendo retorno.

Uma dica é se desprender das métricas e se arriscar mais. Às vezes, é necessário aceitar que você não pode controlar tudo e que, se focado nos pequenos números, pode perder o cenário geral. Para saber se as vendas estão subindo, por exemplo, analise a probabilidade da estratégia de marketing ser a responsável por isso, ao invés de se contentar apenas com as explicações obtidas através dos números.

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Faça você mesmo

Ao começar um novo negócio, é necessário desempenhar diversos papéis. Com o tempo, você terá confiança na sua equipe para que os colaboradores desenvolvam funções distintas. Mas, isso não significa que você não deva seguir arregaçando as mangas. Ao estar envolvido no negócio, há mais chances de detectar o que pode estar dando errado e onde é possível gastar menos e obter melhores resultados.

Siga as tendências

Principalmente no comércio online, as vendas são constantemente afetadas por novas tecnologias, funcionalidades e concorrentes. Por isso, apesar de ser necessário sempre buscar a inovação, algumas vezes é necessário seguir a massa. Isso quer dizer que, apesar de não ser a primeira opção do empreendedor, as vezes ele deve investir em plataformas e estratégias populares. Isso segue uma regra lógica: se ela é popular, é porque dá resultado. Portanto, não tenha medo de seguir as tendências vez ou outra.

Foto: Getty Images