Sete ações para tornar o recesso de fim de ano mais produtivo

Por Patricia Machado em 30/12/2016

O recesso de fim de ano é sempre um período para descansar e repor as energias para o próximo ano de trabalho. Isso significa que você não precisa pensar em trabalhar durante os seus dias de folga ou nos novos projetos que gostaria de liderar na empresa. Mas, essa época é um excelente momento para ser mais produtivo.

+ Como transformar o trabalho temporário em efetivo

+ Cinco atitudes que desmotivam o funcionário

A jornalista Kat Boogaard descreveu em uma matéria publicada pela revista Inc. uma série de ações que podem tornar qualquer trabalhador mais produtivo e engajado durante o seu recesso de final de ano. Veja:

#1 Atualize o seu perfil no LinkedIn

Como vai o seu perfil no LinkedIn? Ele está atualizado com os seus últimos projetos ou ainda está dizendo que você trabalha em outro emprego? Pegue o tempo livre e atualize a rede social com os projetos que você esteve à frente ou participou em 2016. Lembre-se: manter a rede atualizada pode ser essencial para o crescimento profissional.

#2 Limpe o seu e-mail e arquivos do computador

Você raramente tem tempo no trabalho para limpar a caixa de entrada do e-mail e os arquivos desnecessários do seu computador. Aproveite o recesso e dê uma boa olhada no que é útil em seu computador e e-mail. Assim, poderá começar 2017 com tudo organizado.

#3 Aprenda uma nova habilidade

Você não precisa estudar durante o Ano Novo, mas esse período de folga pode ser interessante para você aprender uma nova habilidade.

#4 Escreva

Escreva, literalmente. Isso significa que você deve escrever algo à mão e não digitando o mesmo no computador. Em tempos tão modernos, fazer um cartão de Feliz Ano Novo à mão demonstra uma preocupação, sendo visto como um carinho a mais na hora de desejar boas festas.

#5 Leia

Ler algum livro é fundamental. Isso significa que não terá problema caso você opte por um conteúdo que não tenha nada a ver com a sua profissão. Mas, é claro que se você conseguir ler algo que te inspire ainda mais no trabalho, será mais útil.

#6 Defina as metas do próximo ano

Você se lembra das metas que definiu no ano passado, mas que acabou deixando de lado? Pois bem, é hora de escrevê-las mais uma vez. Mas, desta vez, sente com calma e separe um tempo para refletir sobre elas. Depois, escreva somente o que pretende – e provavelmente consegue – fazer, para evitar frustrações no decorrer do ano.

#7 Relaxe e recarregue as energias

Muitas vezes, a produtividade está em não produzir algo concreto. Recarregar as energias e relaxar, tendo em mente que você merece esse descanso, sem ficar com peso na consciência, será essencial para começar 2017 com a mente saudável.

Foto: Getty Images