Seis atitudes que podem prejudicar a sua carreira

Por Mariana Castro em 12/05/2017

Muitas vezes, não é necessário um grande e dramático acontecimento para que você prejudique a sua carreira. Pequenas atitudes do dia a dia, por exemplo, podem trazer consequências negativas para a sua reputação e influenciar o seu sucesso no trabalho.

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Se você não ficar atento, poderá ser o responsável pela destruição de sua própria carreira, uma vez que determinadas posturas e hábitos podem passar despercebidos. Ao longo do tempo, o acesso de atitudes ruins pode deixá-lo com uma imagem negativa no mercado de trabalho.

Pensando nisso, a Inc elencou seis atitudes que podem prejudicar a sua carreira. Confira:

Prometer algo que não poderá cumprir

Quando você se esforça em seu trabalho, pode ficar tentado a querer abraçar o mundo. Mas, não adianta aceitar prazos curtos, uma vez que ficará cansado e correrá o risco de não cumprir a promessa. Se você for realista quanto ao que pode cumprir, desempenhará o trabalho com qualidade, sem causar uma impressão negativa.

Ser acomodado

Quando foi a última vez que você buscou aprender uma nova habilidade, fez contato com pessoas da sua área ou até mesmo atualizou seu currículo? Se você não se lembra, pode estar um pouco acomodado em sua posição atual. Isso pode prejudicar a sua carreira porque poderá começar a ser visto pelos demais como uma pessoa desatualizada.

Ter um ego inflado

Ser bem-sucedido no que você faz é ótimo, principalmente para a sua carreira. Mas, quando você começa a se achar melhor do que os outros, isso poderá causar inimizades no mundo profissional e afetar a sua imagem perante os demais colaboradores.

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Ser uma pessoa negativa

Quando você se sente desmotivado e sempre externa pensamentos negativos, pode começar a influenciar as pessoas ao seu redor. Isso pode afetar o desempenho dos demais colaboradores e fazer com que eles evitem entrar em contato com você.

Bajular o chefe

Algumas pessoas acreditam que exaltar o desempenho do chefe é uma forma de se relacionar bem com ele. No entanto, o ideal é construir uma relação baseada no respeito e autenticidade, ao invés de tentar aumentar o ego do seu superior. Isso pode fazer com que você fique mal visto pelos colegas que estão tentando ganhar a admiração dos chefes através dos resultados de um bom trabalho.

Ser manipulador

Trabalhar duro para construir sólidas relações no trabalho é melhor do que manipular os colegas, instigar conflitos e espalhar rumores. Se você perceber que precisa esconder certas coisas ou que ficaria envergonhado se alguém descobrisse algo, saiba que você não está agindo de maneira correta. No ambiente profissional, tenha um comportamento que você se orgulhe.

Foto: Getty Images