São Paulo é eleita melhor cidade do país para abrir um negócio

Por Mariana Castro em 24/11/2016

A Endeavor, entidade de estímulo ao empreendedorismo, divulgou este mês o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE 2016), que ranqueia os melhores locais do Brasil para se abrir um negócio. Em três anos de edição, esta é a segunda vez consecutiva que São Paulo se posiciona em primeiro lugar.

+ Sete hábitos comuns de pessoas bem sucedidas

+ Cinco livros para quem quer abrir uma franquia

O índice também revelou que, entre as dez melhores cidades do estudo, seis estão no interior – sendo quatro delas no Estado de São Paulo (Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e Ribeirão Preto). O estudo avalia o potencial empreendedor em mais de 30 cidades brasileiras com empresas de alto crescimento.

São levados em conta diferentes aspectos, como os custos e a complexidade de pagar impostos à prefeitura, e a fluidez do trânsito, que monitora o tempo de locomoção de pessoas e mercadorias. Ao todo, 60 indicadores foram mensurados para o estudo, sendo os principais deles o mercado, acesso a capital, ambiente regulatório e infraestrutura da cidade, capital humano e cultura empreendedora.

+ 10 frases de Bill Gates para você se inspirar

O objetivo do ICE é incentivar as cidades a oferecerem melhores condições para o crescimento de seus empreendedores. Identificando as melhores táticas de incentivo ao empreendedorismo e gerando uma competição saudável entre as cidades, a pesquisa fomenta o ambiente de negócios do país.

Confira o ranking completo: 

ÍCE 2016 - reprodução

Foto: Getty Images