Quatro frases que você deveria falar mais no ambiente de trabalho

Por Mariana Castro em 05/12/2017

O ambiente de trabalho pode ser um lugar complexo e desafiador. Ao mesmo tempo em que se estabelecem relações pessoais, é preciso manter a postura profissional e dar sempre o seu melhor para cultivar uma boa imagem. Afinal, no local de trabalho, tudo que você fala ou faz pode ser relacionado ao seu lado profissional.

+ Três dicas para motivar os funcionários através da comunicação

+ Quatro formas de lidar com fofocas no ambiente de trabalho

Por isso, apesar de ser sempre você mesmo, a escolha de algumas atitudes pode te destacar entre os colegas de trabalho. Exemplo disso são frases que, se utilizadas no ambiente profissional, podem ajudar na sua relação com os outros e na sua posição na empresa. A revista Inc.com reuniu algumas delas, confira:

“Isso foi culpa minha”

Admitir que você é humano e passível de erros já foi comprovado como uma forma de aumentar a confiança. Segundo Paul Zak, autor do livro Trust Factor: The science of creating high performance companies (Fator Confiança: A ciência de criar empresas de alta performance, em tradução livre), “pessoas imperfeitas são mais atraentes para nós. Nós gostamos delas mais do que de pessoas que parecem perfeitas”.

“Eu adorei o jeito que você lidou com isso”

Quando uma pessoa demonstra traços positivos em sua personalidade, como liderança, por exemplo, é preciso reforçá-los para que se crie, cada vez mais, a cultura de empresa desejada. Além disso, reconhecer o bom trabalho de alguém ao fazer uma tarefa difícil ou arriscada é fundamental para a motivação deles. É sempre bom saber que seu trabalho está sendo avaliado e reconhecido. Para isso, uma boa dica é exemplificar sua fala com um caso específico em que o colega realizou um bom trabalho.

“Posso te pedir um conselho sobre isso?”

Existe uma falsa crença de que pessoas que pedem conselhos são menos competentes. Mas, profissionais que agem dessa forma demonstram humildade, um fator de liderança que ajuda a conquistar a confiança dos outros. Por isso, segundo estudos, pessoas que não têm medo de pedir opinião podem se destacar.

“O que eu posso fazer para ajudar?”

Esta frase pode mover montanhas quando prazos estão se aproximando, o estresse está elevado e o desespero toma conta. Ela demonstra que a pessoa está disposta a trabalhar com os colegas como um verdadeiro time, entrando em ação para ajudar em qualquer situação. Através desse comportamento é criada a cultura de servir e ajudar sempre.

Foto: Getty Images