Quatro formas de lidar com fofocas no ambiente de trabalho

Por Mariana Castro em 07/04/2017

Quase toda empresa é vítima de fofocas que são geradas pelos seus colaboradores. O problema é que, muitas vezes, as fofocas estão relacionadas com a vida e postura de determinados colaboradores. Quando isso acontece, o clima no ambiente de trabalho fica ruim e os funcionários podem ficar magoados e se envolver em brigas e discussões.

+ Seis erros que podem levar à demissão

+ Dicas para lidar com a chegada de um novo chefe

Para saber o que fazer quando os colegas de trabalho começam a espalhar fofocas sobre você, Berit Brogaard, professora de neurociência da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, reuniu algumas dicas sobre o tema para o o Psychology Today.

Confira:

Reflita bastante antes de confrontar a pessoa fofoqueira

Confrontar a pessoa que está fazendo fofocas sobre você pode não funcionar como o esperado. Às vezes, elas podem adquirir uma postura vingativa e as chances de pararem após a discussão são pequenas. Isso pode causar ainda mais discórdia e aumentar os rumores. Na maioria dos casos, quem está fazendo isso acha, consciente ou inconscientemente, que tem certo poder sobre você, fazendo  com que você se sinta menos capaz.

Falar com seu chefe pode não ser boa ideia

Antes de conversar com o seu supervisor, analise o nível de proximidade que você tem com ele. Falar com um chefe ou gerente a respeito disso pode ser de grande ajuda, mas nunca se sabe se eles também participam das fofocas no escritório. Se isso está prejudicando a sua reputação, uma solução é falar com o departamento de recursos humanos da empresa. Se eles lidarem com isso de forma profissional, irão organizar a equipe para que você não tenha que interagir com os mesmos colegas. De qualquer forma, uma boa ideia é coletar evidências, como e-mails ou pessoas dispostas a testemunhar para você.

+ Trabalhar em casa deixa as pessoas mais felizes e produtivas

Seja mais esperto do que o seu oponente

De acordo com Berit, a ferramenta mais eficiente contra a fofoca é a psicologia reversa. Se não forem coisas que mexem com você, uma dica é falar dos rumores como se não se importasse. Mas, se for uma fofoca verdadeira, você pode admiti-la e demonstrar que o assunto já está resolvido.

Caso a fofoca seja uma mentira, as pessoas costumam ter mais dificuldade para explicar o problema. Quando isso acontecer, é recomendável que você foque em fazer o melhor trabalho possível. Afinal, contra fatos não há argumentos.

Demonstre confiança

O comportamento dos fofoqueiros pode piorar dependendo de como você reage às pequenas coisas. Não é que você não deva confrontá-los, apenas não seja agressivo ao fazê-lo. Se eles te criticarem, não peça desculpas ou se envergonhe. Deixe claro que você preferiria uma conversa em particular ou outro tipo de aproximação. Ao se posicionar respeitosamente, eles perceberão que não podem passar por cima de você.

Foto: Getty Images