Poupança ainda é o investimento preferido dos brasileiros, aponta relatório

Por Patricia Machado em 19/01/2017

Um levantamento realizado pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pelo Instituto Ipsos descobriu que o brasileiro ainda é conservador quando o assunto é investimento. De acordo com o relatório, no ano passado, 76% dos brasileiros que tinham algum dinheiro guardado utilizaram a poupança para aplicá-lo.

+ 80% dos brasileiros pretendem economizar mais em 2017, revela pesquisa

+ Nove dicas práticas para fazer seu salário render mais

No entanto, aos poucos, o número mostra que as pessoas estão buscando outras formas de aplicar o dinheiro que estão poupando, uma vez que o percentual era de 88% em 2012. Dentre os principais motivos que incentivam a escolha da poupança estão a facilidade de investir e o fato de não haver desconto de imposto de renda.

A pesquisa ouviu 1,2 mil pessoas em 72 municípios. Os dados também revelaram que os brasileiros que têm mais de 60 anos são os que mais poupam dinheiro (25%). Eles são seguidos pela faixa etária que vai dos 45 aos 59 anos (21%).

Além disso, sete em cada dez brasileiros guardam dinheiro para usar em alguma eventualidade. Já os demais pretendem utilizar o montante para reformar a casa, comprar um automóvel e gastar com lazer.

Foto: Getty Images