Plataforma inovadora ajuda a controlar a conta de luz

Por Mariana Castro em 08/12/2016

Não entender como você gasta tanta energia elétrica na sua residência pode aumentar o seu consumo mensal. Isso porque, ao ter consciência do que compõe a sua conta de luz, você consegue manter um maior controle sobre o uso de eletrodomésticos e da energia elétrica em geral. Para ajudar as pessoas que têm dúvidas sobre o tema, uma plataforma gratuita promete desvendar o consumo de luz de maneira simples e rápida.

+ Nova plataforma ajuda a economizar até 30% na compra de medicamentos

+ Como economizar água na faxina

A TR Soluções, uma empresa de desenvolvimento de sistemas, desenvolveu o Oráculuz. O objetivo da plataforma é avaliar o hábito de consumo das pessoas e, consequentemente, ajudar na economia de energia.

Através de perguntas respondidas na hora do cadastro, como o valor do seu consumo em reais e quilowatts, a quantidade de moradores da casa e o estado e cidade em que a pessoa vive, ele apresenta gráficos detalhados do consumo. Também é possível detalhar ainda mais seus gastos com energia, incluindo quantos e quais eletrodomésticos existem, o tempo de uso diário de cada um eles e os tipos de lâmpadas instaladas.

Além disso, a plataforma é comprometida com o planeta e oferece detalhes sobre a geração de energia solar, caso você queira substituir. Para incentivar ainda mais essa opção, ela indica a quantidade de placas necessárias para seu perfil de consumo e em quanto tempo haveria o retorno deste investimento.

Foto: Getty Images