Cuidados na hora de comprar produtos em liquidação

Por Mariana Castro em 09/01/2017

Com o fim das festas, diversas lojas entraram em liquidação para acabar com os produtos que sobraram em seus estoques. Esta é a melhor época para aproveitar os descontos e garantir um presentinho para si mesmo – uma vez que você já entregou todos os presentes de Natal.

+ Homens gastam mais do que as mulheres em shoppings, aponta estudo

+ Sete ações para tornar o recesso de fim de ano mais produtivo

A Fundação Procon-SP divulgou algumas dicas para aproveitar as promoções da melhor maneira possível e evitar contratempos. Confira:

Verifique o estado do produto

É importante checar se o produto está funcionando e se ele é o que, de fato, diz a embalagem. Alguns itens são vendidos com pequenos defeitos por um preço mais barato. Nesses casos, exija que a loja descreva detalhadamente na nota fiscal o problema, uma vez que não haverá garantia para ele.

Defina quem irá entregar o produto

Durante as liquidações, muitas lojas não garantem a entrega do produto em domicílio, o que significa que o próprio consumidor terá que transportá-lo. Esse tipo de informação precisa estar alinhada de forma clara antes do fechamento da compra. No Estado de São Paulo, a Lei da Entrega determina que o fornecedor precisa marcar hora e data para a entrega da mercadoria, para que não haja desencontros.

Verifique a política de troca

Por lei, o comerciante não é obrigado a trocar um produto por motivos de cor, tamanho ou gosto. Por isso, conheça a política de troca da loja e tenha essas informações por escrito, na etiqueta ou na nota fiscal, por exemplo. Se a mercadoria apresentar algum defeito, o fornecedor tem 30 dias para resolver o problema. Se não for resolvido, você pode exigir a troca da mercadoria ou o dinheiro de volta.

Saiba como desistir da compra

Em compras pela internet ou qualquer outra forma que não seja na loja física, você tem até sete dias após o recebimento da mercadoria para desistir da compra. É necessário formalizar, por escrito, a desistência e devolver o produto recebido. Assim, você garante o direito a devolução integral do valor pago, incluindo o frete.

Foto: Getty Images