Crise fecha três a cada dez empresas brasileiras abertas há dois anos

Por Patricia Machado em 19/12/2016

A crise econômica está mesmo afetando a vida de milhares de empreendedores brasileiros. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelou que três em cada dez empresas lançadas há dois anos fecharão as portas até o final deste ano.

+ 6 erros que cometemos na hora de fazer um planejamento financeiro

+ 4 canais do YouTube para te ajudar a controlar as finanças

Os dados obtidos mostraram que 1,8 milhão de empreendimentos foram lançados em 2014. Desse número, 600 mil (33% deles) encerrarão as suas atividades até o final de 2016.

Esse número é maior do que o obtido no estudo anterior. Em 2012, 1,6 milhão de empresas foram inauguradas e 23% delas se tornaram inativas em 2014.

Dentre os principais motivos para o fechamento das empresas estão a queda no consumo, o aumento dos impostos e a escassez de crédito para o capital de giro. A pesquisa também descobriu que o setor mais atingido pela recessão econômica foi o de serviços, que teve 25% dos fechamentos.

Para realizar o estudo, as instituições analisaram os dados da Receita Federal e fizeram cerca de duas mil entrevistas com donos de empresas entre 2008 e 2014. O levantamento, que é realizado a cada dois anos, é considerado um dos principais métodos para classificar o desempenho dos pequenos negócios no Brasil.

Foto: Getty Images