Como se preparar para ser um bom gestor?

Por Mariana Castro em 09/02/2018

Trabalhando em uma empresa, o bom profissional tem sempre a meta de ascender e conquistar cargos que lhe tragam cada vez mais responsabilidade e aprendizado. Ser gestor é um desses cargos, uma vez que simboliza uma fase da carreira em que o funcionário já está preparado para administrar uma equipe e passar adiante seus conhecimentos e ideias.

Mas, ao atingir esse objetivo, muitos podem se acomodar, ao invés de seguir buscando um desempenho cada vez melhor. “É importante reconhecer que, mesmo em uma posição hierárquica mais alta, você sempre pode aprender mais, principalmente se estiver aberto a receber feedbacks e reconhecer seus defeitos”, acredita Gabriel Soto, gestor de marketing e produto do Apontador.

+ Cinco atitudes que desmotivam os funcionários

+ Como pedir um aumento salarial?

Antes de mais nada, um bom gestor é alguém que se importa com a empresa, com seus funcionários e resultados. Por mais que cometa falhas, é sua dedicação ao time que manterá a equipe motivada e engajada. “Atributos como compromisso e organização são muito importantes, mas é fundamental lembrar que nenhum método é infalível e você pode sempre aprender com o seu time”, aconselha Gabriel.

A figura de chefe ainda tem muito a ver com o modelo de hierarquia em que a sociedade foi estruturada. “Qualquer um pode virar chefe e passar ordens adiante, mas a liderança é algo que precisa ser construído e trabalhado”, fala Gabriel. “Os dois não estão, necessariamente, conectados, uma vez que um funcionário pode ser um líder dentro da equipe, mesmo sem ser chefe”, continua ele.

Para Pedro Leão, também gestor do Apontador, esse cargo tem muito a ver com o papel de criar uma família. “Não adianta falar para um filho adolescente fazer algo porque você está mandando. É preciso, principalmente, dar exemplos do melhor caminho a seguir”, acredita Pedro, que é líder da área de tecnologia e informação do site. Assim, o funcionário dá o seu melhor não porque é obrigado a fazê-lo, mas por uma motivação maior.

Um bom gestor é alguém que se importa com a empresa, pois é sua dedicação ao time que manterá a equipe motivada e engajada

Como em qualquer bom relacionamento humano, os gestores devem tratar seus funcionários com respeito, sinceridade e igualdade. “Ter empatia e humildade é de grande importância, porque mostra que vocês fazem parte de um mesmo projeto”, revela Pedro. “Se interessar pelo crescimento do seu funcionário é ser um gestor melhor, que passa seu conhecimento adiante para dar a chance de outras pessoas crescerem”, completa.

Outra função do gestor é servir de ponte entre os funcionários e os superiores. Por isso, ele precisa saber conversar os dois idiomas, sem medo de expor resultados, nem de receber ou dar feedbacks. Tratando ambos os lados com o mesmo respeito, o gestor estará melhorando a comunicação da empresa e a forma como o trabalho da equipe se desenvolve.

Fotos: Getty Images