Como pedir um aumento salarial?

Por Patricia Machado em 21/11/2017

Se você é funcionário e trabalha para uma empresa, chegará o dia em que você desejará rever o seu salário e aumentar o montante recebido mensalmente. O problema é que, apesar disso ser comum, conversar com o gestor sobre esse tema é delicado e pode gerar muita ansiedade e nervosismo.

+ Seis atitudes que podem prejudicar a sua carreira

+ Quatro palavras que podem melhorar a sua liderança

“Por vezes, se não a maioria delas, as pessoas querem um aumento porque sentem que seus rendimentos estão aquém de suas necessidades e despesas. Isso torna subjetiva a argumentação na solicitação de um aumento salarial, levando o profissional a encontrar justificativas para sua solicitação em argumentos que, muitas vezes, são frágeis”, explica Wilma Dal Col, diretora da Right Management, empresa especializada em carreiras.

Para que a conversa não seja um fracasso, o funcionário deve se preparar para essa situação. Além disso, o ideal é que o pedido de aumento aconteça em uma reunião formal e que gestor e colaborador participem de forma presencial.

Apesar de ser comum, conversar com o gestor sobre a possibilidade de um aumento salarial gera muita ansiedade e nervosismo

“É fundamental se planejar e se preparar para uma conversa sobre aumento salarial e, consequentemente, sobre carreira e desafios. É importante que o profissional, antes de solicitar um aumento, pesquise como o mercado tem remunerado pessoas que atuam na mesma área, em empresas do mesmo segmento, com nível de função e atuação semelhante”, aconselha a especialista. “É dessa forma que o profissional estará mais preparado para argumentar e embasar sua solicitação”, completa.

Mas, antes de marcar a conversa com o gestor, é preciso ter cuidado. Algumas atitudes durante a reunião podem fazer com que ela seja um fracasso. De acordo com Wilma, o funcionário jamais deve basear a sua argumentação na comparação de salários com os demais funcionários ou dizer que teve uma proposta melhor em outra empresa, sem que isso seja realmente uma verdade.

Como ter sucesso na hora de pedir um aumento?

Após analisar como o mercado tem remunerado pessoas que atuam na mesma área e identificar que realmente seu salário está aquém, será importante analisar e compreender também qual o momento da empresa em que trabalha e como é a política salarial da empresa.

Depois dessa etapa, é importante realizar uma autoanálise para refletir sobre seu desempenho e verificar como tem lidado com os desafios. Isso fará com que você esteja pautado em análises, evidências, fatos e resultados.

Para estar preparado para o momento em que acontecerá o pedido de aumento salarial, Wilma reuniu alguns pontos que merecem atenção. Confira:

  • Identifique o real motivo que leva você a buscar um aumento salarial
  • Pesquise sobre como o mercado remunera pessoas com sua função. Não se atenha apenas a cargo, considere desafios e responsabilidades
  • Levante feedbacks sobre seu desempenho, principalmente os recebidos pelo seu líder
  • Busque evidências sobre sua competência e suas entregas, pautadas em fatos e resultados
  • Se, após realizar os itens acima, compreender que é o momento ideal e que você tem bons argumentos para solicitar o aumento salarial, agende uma conversa com seu líder e exponha sua reivindicação embasada em argumentos objetivos
  • Esteja preparado para ouvir uma resposta negativa e pense como você lidará com isso durante a reunião e nos dias seguintes

Ao receber a confirmação de que ganhará um aumento salarial, muitos funcionários ficam intrigados com o valor do mesmo. Caso o montante não lhe agrade, é importante analisar se, apesar disso, haverá motivação para permanecer na empresa e realizar um bom trabalho.

“Se o colaborador resolver permanecer na empresa, é importante ser coerente com a decisão, continuando a demonstrar compromisso, engajamento e motivação para realizar a função com qualidade e eficiência”, afirma a especialista.

O que fazer caso o resposta seja negativa? 

Apesar de estar preparado para a conversa sobre um aumento salarial, pode ser que o seu desejo não se torne realidade e que a empresa não possa atender o seu pedido. Por isso, a diretora da Right Management preparou algumas dicas para saber como agir nesta situação. Veja:

  • Esteja preparado, tenha sempre um plano B. Ou seja, caso o aumento não aconteça, pense em como pretende lidar com isso
  • Evite personalizar e se magoar com a resposta negativa. Busque sempre argumentos sólidos e racionais
  • Seja coerente e maduro, mostre consistência e firmeza, seja qual for a sua decisão após ouvir a resposta negativa
  • Se a argumentação para a resposta negativa for que você apresenta pontos de melhoria no comportamento e no desempenho, é importante avaliar esse feedback como uma oportunidade de aperfeiçoamento, traçando um plano de ação e solicitando o acompanhamento do seu líder na aplicação desse plano e na sua evolução profissional
  • Se a argumentação para a resposta negativa der abertura, diga que gostaria de voltar ao assunto dentro de alguns meses e, se possível, seja específico sobre quando poderá fazer isso

Fotos: Getty Images