Como fazer a retificação do imposto de renda?

Por Patricia Machado em 14/12/2016

Todas as pessoas que residem no Brasil e que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.123,91 em 2015 precisaram realizar a declaração do Imposto de Renda. Neste ano, o prazo máximo para a entrega do documento era 29 de abril.

+ 6 erros que cometemos na hora de fazer um planejamento financeiro

+ Receita Federal abre consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda

Para evitar problemas, recomenda-se que a pessoa seja honesta e declare, de fato, todos os seus bens e ganhos. No entanto, a Receita Federal informou que, neste ano, 771.801 pessoas caíram na malha fina. Desse número, 53% dos contribuintes omitiram os ganhos.

Quando isso acontece, é importante entrar no site do Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal para descobrir o tipo de divergência que foi encontrada. Isso permitirá a retificação da declaração por informações corretas.

Para entrar no site é necessário digitar o número de CPF, um código de acesso e uma senha. O código de acesso pode ser cadastrado através do recibo das declarações enviadas neste ano e no ano passado. Caso a pessoa já tenha o número, mas perdeu o mesmo, será necessário ir até uma unidade de atendimento da instituição.

Feito isso, a pessoa estará apta a realizar a retificação do Imposto de Renda. Confira o passo a passo:

Passo #1

A retificação do Imposto de Renda só pode ser realizada no programa em que ela foi feita originalmente. Além disso, é possível retificar a declaração dos últimos 5 anos.

Passo #2

Ao entrar no programa do Imposto de Renda 2016, vá na ficha “Identificação do Contribuinte”. O sistema irá perguntar que tipo de declaração você deseja fazer. Nesse momento, clique em “Declaração Retificadora”.

Passo #3

Vá até a ficha em que a informação está errada e corrija os dados necessários.

Passo #4

Lembre-se de clicar em “Entregar declaração” para se certificar que o documento foi enviado.

Procurando um endereço da Receita Federal ou um contador? Clique aqui e faça a sua busca no Apontador.

Foto: Getty Images