Como ensinar as crianças a guardar dinheiro?

Por Patricia Machado em 04/07/2017

Evitar que as crianças sejam consumistas é grande um desafio. Além dos pais quererem sempre agradar os pequenos, eles são influenciados por propagandas e comerciais. Isso faz com que eles desejem ter produtos novos e que estão na moda.

+ Oito dicas para identificar uma criança consumista

+ Como economizar e investir o meu dinheiro?

“A falta de paciência e o constante desejo por coisas novas são indícios de que crianças e jovens podem estar se tornando consumistas e devem ser educados financeiramente. O ideal é que aprendam, o quanto antes, a poupar para conquistar seus sonhos”, orienta Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros.

Para educar as crianças e evitar problemas financeiros, o especialista reuniu algumas dicas valiosas. Confira:

Dê uma mesada

Caso a criança tenha contato constante com o dinheiro, pedindo valores com frequência, considere dar mesada. O ideal é que ela poupe parte do valor e use a outra parte para o consumo. Não é interessante poupar tudo, tão pouco consumir tudo. Quando se trata de dinheiro, é preciso ter equilíbrio.

Converse sobre sonhos

Toda criança tem desejos e sonhos que podem ser materiais, como ter brinquedos e livros novos, ou não materiais, como fazer um amigo. Reserve um momento em um ambiente agradável para falar sobre os sonhos que os pequenos possuem.

Ensine a criança a guardar o dinheiro em cofres

É interessante que as crianças poupem para seus sonhos em três cofrinhos. Eles devem ter tamanhos e cores diferentes. Um deles deve ser usado para sonhos de curto prazo, que será realizado em até um mês, de médio prazo, que será conquistado em seis meses, e de longo prazo, que será concretizado em até um ano.

Peça para a criança desenhar seus sonhos

Para que a criança cultive seus sonhos, peça para que ela desenhe cada um deles. Além disso, também é importante que você converse com ela sobre seus desejos. Isso fará com que ela tenha um estímulo constante para realizá-los.

Dê o exemplo

As crianças são observadoras e aprendem muito através de exemplos. Por isso, é importante que os pais tenham uma educação financeira, poupem para conquistar seus próprios sonhos e consumam de forma consciente.

Foto: Getty Images