Cinco passos para criar a cultura de uma empresa

Por Mariana Castro em 17/01/2017

Nada melhor do que trabalhar em um lugar onde todos estão em harmonia, compartilhando os mesmos valores e querendo o mesmo objetivo, não é mesmo? Mas, para que isso aconteça no ambiente corporativo, é necessário estabelecer uma cultura que revele o comportamento desejado.

A cultura de uma empresa é uma mistura de valores, crenças, tradições e padrões de comportamento. É a forma como a empresa vê, prioriza as tarefas e se comporta diante dos desafios. A cultura da empresa também irá determinar como a equipe se comporta em situações inusitadas.

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Para introduzir a cultura da empresa de forma natural no ambiente de trabalho, a revista Inc. elencou os cinco passos para atingir esse objetivo. Confira:

Primeiro passo: Deixe claros os valores da empresa

Os valores de uma empresa servem como um guia na hora de tomar qualquer decisão difícil. Eles determinam como um funcionário deve se comportar com um cliente em uma situação delicada, como a equipe se relaciona apesar das diferenças pessoais e como é o clima no escritório. Por isso, é importante listar de forma clara quais são os valores da empresa e atribuir para cada um deles uma breve explicação, com a qual o funcionário possa se identificar e tirar dúvidas.

Segundo passo: Crie um rascunho por escrito de como você quer que seja a cultura da empresa

Escreva, pense a respeito por uma ou duas semanas e faça ajustes no que foi escrito. Ao longo desse processo, procure refletir sobre o comportamento que você gostaria que fosse padrão na empresa. Um bom exercício é imaginar como alguém de fora sentiria o clima da empresa se passasse um dia no escritório e como os valores da empresa são demonstrados no dia a dia.

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Terceiro passo: Mantenha os pés no chão

Não adianta sonhar com uma empresa sem que isso corresponda à realidade dos seus funcionários. Como a sua empresa se alinha, hoje em dia, com a sua visão de empresa ideal?  Para isso, você pode usar a opinião da sua equipe, que com certeza terá uma visão diferente da sua. Use as observações dos funcionários para construir, em conjunto, a cultura da empresa.

Quarto passo: Coloque pressão de forma gentil

Você não quer que a cultura da sua empresa seja imposta, de forma a se tornar mais uma norma do que um comportamento natural. Para incentivá-la, aqui estão algumas coisas que você pode fazer toda semana:

  • Destaque um exemplo positivo do comportamento de um funcionário
  • Procure pequenas situações que simbolizaram valores mais profundos e que você quer que sejam absorvidos
  • Tome decisões, mesmo que difíceis, que provem para a sua equipe o quanto você acredita nos valores da empresa
  • Seja um bom modelo do comportamento que você quer que os funcionários incorporem – e se comporte assim constantemente
  • Mande e-mails relembrando o time sobre a trajetória de sucesso da empresa para motivá-los

Quinto passo: Acompanhe o progresso da empresa

Para isso, você pode usar o rascunho feito para criar a cultura da empresa. Marque os elementos que devem ser desenvolvidos, quais já estão em andamento e como incorporá-los ainda mais. Trace um plano concreto, visando seu objetivo.

Pode levar certo tempo até que você sinta a cultura da empresa como gostaria que ela fosse. Por isso, tenha paciência e saiba que você sempre pode mudar o que planejou para o seu negócio.

Foto: Getty Images