Cinco coisas que mulheres de sucesso têm em comum

Por Mariana Castro em 07/02/2017

Se destacar no mundo dos negócios não é uma tarefa fácil. Além de aproveitar ao máximo as oportunidades, é necessário ser perseverante e trabalhar bastante. No caso das mulheres, ainda há alguns obstáculos a mais para serem vencidos para que elas sejam reconhecidas.

+ Três dicas para ser um bom marqueteiro e vender mais

+ Novo programa pretende abertura de pequenas empresas no Brasil

Para facilitar esse processo, uma alternativa é adquirir alguns hábitos que podem ajudar a mulher a conquistar seu espaço no mercado de trabalho. A revista Inc.com reuniu cinco coisas que mulheres de sucesso têm em comum. Os conselhos foram dados por Amy Vetter, que é vice-presidente de educação e líder de contabilidade do provedor de software Xero.

Confira:

Elas trilham o seu próprio caminho

Assim que Amy começou a trabalhar, ela atuou em sua área de interesse. No entanto, foi necessário correr atrás do que ela queria para chegar onde está atualmente. Ela prestava serviços de contabilidade para clientes e gostava de implementar transformações criativas em outros negócios. “Enquanto fazia isso, durante dez anos, eu também palestrava em conferências e ensinava em universidades, o que me trouxe para o que eu faço hoje”, contou ela. “Eu aprendi a traçar o meu próprio caminho com a minha avó, que se tornou proprietária de uma concessionária antes de ser comum a existência de mulheres empresárias”, completou.

Elas não têm medo de fracassar

Observar que outras mulheres trabalham duro e que também falham pode ser muito motivador. Para Amy, acompanhar a carreira de sua mãe e vê-la aprendendo com seus erros a deixou mais confortável para assumir riscos e desafios. “Aprender com seus erros e se tornar melhor a cada dia prova que você é ágil e consegue fazer ajustes quando necessário”, explicou ela. A dica, no entanto, é tomar cuidado para não insistir em algo que, de fato, não funcionará.

Elas têm amigas que estão sempre ao seu lado

A amizade entre as mulheres é algo muito poderoso. As amigas podem ser mentoras no trabalho e também servir de companhia para os momentos de desabafo. “Identifique mulheres que estão acima e abaixo de você, das quais você pode conseguir ajuda e também pode ajudar”, aconselhou Amy.

+ Três dicas para motivar os funcionários através da comunicação

Elas agarram as oportunidades

Diversos fatores podem levar as mulheres a acreditar que não estão capacitadas para certo cargo ou atividade. É importante estar sempre confiante e agarrar as oportunidades que lhe são oferecidas. “As mulheres podem achar que não estão prontas e perder oportunidades muito enriquecedoras”, falou Amy. “O ideal é que as mulheres tirem o máximo de vantagem desses momentos e cresçam a partir deles”, completou.

Elas têm um tempo para si mesmas

É importante dedicar um momento para si mesma porque isso ajuda a balancear as demandas do trabalho e da família. Isso ainda pode trazer benefícios profissionais, pois uma mente relaxada tem mais chance de pensar em novas ideias e resolver problemas.

Foto: Getty Images