Finanças

Cinco atitudes que desmotivam os funcionários

Cinco atitudes que desmotivam os funcionários

Funcionários desmotivados devem ser considerados um problema para a empresa. Por causa do desânimo com o trabalho, o rendimento dos colaboradores tende a cair e a chance deles procurarem um novo emprego aumenta.

+ Especialista dá dicas para quem quer empreender mas não tem dinheiro

+ Nove dicas práticas para fazer seu salário render mais

De acordo com um artigo escrito por Lolly Daskal, presidente e CEO da empresa Lead From Within, especializada em consultoria empresarial, para a revista Inc., ao contrário do que se imagina, a motivação não pode ser causada por fatores externos. Ela deve surgir dentro do ambiente de trabalho.

Para evitar a desmotivação dos funcionários, líderes e gestores devem entender o que é capaz de inspirar cada um deles. Além disso, algumas atitudes precisam ser evitadas, uma vez que elas podem fazer com que o colaborador perca o brilho nos olhos.

Confira cinco ações que podem acabar com a motivação dos funcionários:

O gestor não tem uma visão do negócio

Para se sentirem motivadas, as pessoas precisam ter clareza da missão, visão e valores da empresa. Isso será importante durante os momentos de fragilidade, uma vez que elas saberão que, independentemente dos problemas, a sua companhia tem um foco. Além disso, os colaboradores precisam estar sempre orgulhosos do que fazem e do local em que trabalham.

O líder não apresenta um plano de ação

Por mais que um gestor apresente boas ideias, elas só receberão o apoio dos funcionários quando um plano de ação for apresentado. Os colaboradores precisam de um direcionamento e gostam de saber que estão trabalhando em prol de algo concreto e tangível. Ideias abstratas desmotivam as pessoas.

O gestor fala uma coisa, mas faz outra

Os funcionários almejam ter um líder que seja confiável e em quem eles possam se espelhar. Por isso, qualquer tipo de atitude divergente ao plano de ação traçado fará com que os colaboradores se decepcionem e comecem a perder o respeito por seus chefes.

O líder não reconhece talentos

Quando se trabalha com um time de pessoas, qualquer atitude irá refletir no trabalho e desempenho dos demais. Por isso, os gestores precisam reconhecer o talento dos seus funcionários. Caso contrário, eles podem deixar de dar ao máximo em suas tarefas.

O gestor não interage com seu time

Qualquer time gosta de interagir com seus líderes. Isso faz com que eles criem maior empatia por seus chefes, além de desenvolverem uma relação de proximidade. Quando isso não acontece, os funcionários passam a acreditar que não são uma prioridade para o seu gestor.

Foto: Getty Images

Mais em Finanças

People sitting in the raw at the passage

Ranking revela as 25 empresas em que os brasileiros sonham trabalhar

Mariana Castro23/05/2017
Distressed young manager man holds her head with hand

Seis atitudes que podem prejudicar a sua carreira

Mariana Castro12/05/2017
Pile of Receipts

Mudanças na Nota Fiscal Paulista alteram repasse de crédito e modificam o valor dos benefícios

Mariana Castro03/05/2017
Close up young woman with calculator counting making notes

O que acontece se você não declarar o Imposto de Renda 2017?

Mariana Castro28/04/2017
Two creative millenial small business owners working on social media

Três dicas para fazer sua empresa crescer

Mariana Castro26/04/2017
Businesswoman Addressing Meeting Around Boardroom Table

Três fatores importantes para ser um bom líder

Mariana Castro25/04/2017
Person Hand Inserting Coin In Piggybank

Método ensina a economizar R$6.890 em 52 semanas

Mariana Castro18/04/2017
business travel

Quais são os seus direitos em caso de overbooking?

Mariana Castro17/04/2017
Female traveler

Dicas para economizar durante uma viagem

Mariana Castro17/04/2017
Colleagues in front of their office,

Quatro formas de lidar com fofocas no ambiente de trabalho

Mariana Castro07/04/2017
Woman housewife looking check in store

Dicas para economizar com a alimentação

Patricia Machado30/03/2017
Shopping cart full of food in supermarket aisle side tilt

Preço dos alimentos deve desacelerar este ano, segundo especialistas

Mariana Castro26/03/2017
Happy senior pair

Quatro passos para planejar a sua aposentadoria

Mariana Castro21/03/2017
Businesspeople Sitting On Chair

Pesquisa revela o melhor e pior setor para encontrar um emprego no Brasil

Mariana Castro16/03/2017
man with a light bulb over his head

Ciência determina os melhores horários para você tomar decisões e ter boas ideias

Mariana Castro15/03/2017