Ciência determina os melhores horários para você tomar decisões e ter boas ideias

Por Mariana Castro em 15/03/2017

Todo trabalho demanda algum tipo de produção de boa qualidade. O problema é que nem todos os dias as pessoas estão inspiradas, criativas e dispostas. É muito difícil conciliar as obrigações com o ritmo natural do corpo. Por isso, entender melhor o funcionamento do organismo pode aumentar a sua produtividade.

+ Cinco dicas para trabalhar em casa sem abrir mão da produtividade

+ Quatro aplicativos que vão ajudar a melhorar sua produtividade

Micheal Breus, médico especializado em sono, revelou, em entrevista à revista Inc., que o desempenho máximo de cada um está no DNA do indivíduo, determinando o seu relógio biológico desde a infância. Para melhorar a sua performance no trabalho, o especialista analisou diversas pesquisas e descobriu como usar o tempo do seu organismo em diferentes circunstâncias. Confira:

Para aprender algo novo

O aprendizado é mais efetivo quando seu cérebro está atento e em atividade. Isso acontece, geralmente, entre 10h e 14h e entre 16h e 22h. Por isso, quem se considera uma pessoa noturna deve ficar atento ao tentar se manter acordado durante a noite. Segundo Micheal, o horário em que o cérebro assimila menos os novos aprendizados é entre 4h e 7h.

Para tomar decisões

Ao ter que tomar uma decisão, é comum ouvir o conselho de refletir por uma noite para estar convicto da sua escolha. Isso acontece porque, segundo especialistas, as pessoas tomam más decisões tarde da noite e logo de manhã. As habilidades cognitivas estão mais fortes quando o cérebro pôde se recuperar da noite de sono. Por isso, espere de uma a três horas após acordar para fazer escolhas importantes.

+ Cinco passos para criar a cultura de uma empresa

Para ter ideias

Ironicamente, diversas pesquisas já revelaram que as pessoas estão em seus piores picos criativos justamente quando têm mais demanda, entre 11h e 15h. O melhor momento para ter ideias, na verdade, é justamente quando você já está um pouco cansado e distraído. Segundo Micheal, durante esse período, a parte direita e esquerda do cérebro estão em comunicação. Isso pode gerar novas conexões e, por sua vez, boas ideias.

Para pedir dinheiro

A resposta é simples: sexta-feira à tarde. Apesar de ser o momento menos produtivo da semana, é nesse período que as pessoas estão de bom humor. O clima de positividade gera um bom momento para pedir um aumento salarial ou fazer uma venda, por exemplo. Evite ao máximo fazer isso nas manhãs de segunda-feira, que é quando as pessoas estão mais estressadas e mal-humoradas.

 Foto: Getty Images