Cartão de crédito usará câmbio do dia para compras no exterior

Por Mariana Castro em 30/11/2016

Fazer compras em viagens ao exterior acaba de ficar mais fácil. O Banco Central aprovou alterações no cálculo dos valores de compras internacionais. A nova circular permite que o valor, em dólar, da fatura do cartão de crédito, seja pago de acordo com o câmbio do dia da compra, e não apenas da data de vencimento da fatura, como é feito atualmente.

+ Programa de fidelidade permite trocar pontos por dinheiro

+ Serasa dá 25% de desconto em todos os certificados digitais na Black Friday

Se antes você temia se surpreender com a fatura do cartão por conta da variação cambial, agora poderá planejar seu turismo de forma muito mais assertiva. A conversão para a moeda real acontecia levando em conta a cotação do dólar no dia da emissão da fatura e, a partir de agora, o turista poderá escolher a melhor opção para ele.

A novidade é muito benéfica em tempos de constantes alterações cambiais, pois o viajante saberá o valor exato que pagará por tal produto ou serviço em reais. O novo sistema dependerá da aprovação do cliente e das condições propostas por cada emissor de cartão. O Banco Central também passou a permitir outras formas de pagamento no exterior, como transferência bancária e cartões nacionais.

+ Visa lança nesta quarta (23) pulseira para pagamento sem contato

E até comprar online ficou mais fácil, uma vez que também foram ampliadas as formas de pagamentos para empresas de e-commerce. Com a nova regulamentação, será possível realizar pagamentos não apenas com o cartão internacional, mas com o nacional e através de transferências bancárias.

Foto: Getty Images