Brasileiros podem consultar cadastro de contribuições online

Por Mariana Castro em 19/12/2016

Desde a semana passada, os brasileiros podem consultar seu cadastro de contribuições através da internet, facilitando o acesso às informações. A Central de Serviços ainda está em fase de testes, mas as vantagens já estão disponíveis para os segurados. O objetivo é que o segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) possa fazer pleno acesso do serviço a partir de janeiro.

+ Como fazer a retificação do imposto de renda?

+ Receita federal abre consulta ao último lote de restituição do imposto de renda

Até então, era necessário agendar um atendimento em uma agência do INSS para cadastrar a senha de acesso ao Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Agora, basta entrar no site e seguir as instruções para ter acesso. O procedimento leva em torno de 20 minutos e requer alguns dados como CPF, nome completo, data de nascimento e nome dos pais. Se o segurado não conseguir usar o novo site, é recomendável tentar em um navegador diferente.

Depois, será necessário encontrar em contato com o telefone 135 para validar o código de acesso recebido pelo sistema, bem como verificar algumas informações.

O Cnis, também conhecido como extrato de contribuições previdenciárias, registra todos os salários que o trabalhador já recebeu e os empregos pelo qual passou. Esse documento é o mais importante para quem vai se aposentar e mantê-lo atualizado é altamente recomendável por especialistas em Previdência. Também é aconselhável checar se as informações estão corretas para não ter problemas futuros e conseguir o direito à aposentadoria o mais rápido possível.

Foto: Getty Images