5 dicas para curtir a festa da firma sem excessos e sem cometer gafes

Por em 29/11/2016

Todo mundo tem uma história de festa da firma pra contar. Basta entrar para o mundo corporativo e participar do primeiro evento para estar exposto ao maravilhoso universo das festas de fim de ano.

+ Flexibilidade no horário de trabalho faz as pessoas trabalharem mais

+ 5 dicas para ser mais produtivo no trabalho

Em geral, as pessoas cometem sempre as mesmas gafes nessa ocasião: erram na escolha do figurino, exageram na bebida ou agarram o coleguinha – há também as que fazem tudo ao mesmo tempo, o que é altamente reprovável.

Para você não entrar para este grupo, Silvia Bez, master coach e especialista em marketing pessoal, dá algumas dicas. Confira:

  • Chegue no horário marcado para o início da festa. Até 15 minutos de tolerância são permitidos, mas não vá muito além. Os atrasos deixam os organizadores ansiosos e podem ser interpretados como descaso.
  • Seja agradável, procure falar de amenidades e interagir com todos. Falar mal de chefes e colegas, bem como criticar a organização nesta circunstância, é expressamente proibido.
  • Se você não está acostumado a tomar bebidas alcoólicas, não vá escolher justamente a festa de fim de ano da empresa para experimentar.
  • Cuidado com o vestuário. Lembre-se: diretores e colegas também estarão por lá. Procure um visual alegre e que valorize seu estilo, mas que seja também adequado ao ambiente corporativo. Fique atento ao aspecto da sua roupa, comprimento, transparências, decotes, etc.
  • Festas de final de ano são sempre uma ótima oportunidade para você melhorar seu networking. Não perca esta chance se comportando como se você estivesse na última festa da sua vida. Mesmo sendo um dia de festa, você está com pessoas do seu ambiente de trabalho.

“Mantendo um comportamento corporativo e, o mesmo tempo, descontraído, é possível tornar a festa um ótimo ambiente. Aproxime-se das pessoas com quem ainda tenha pouco contato para que, no próximo ano, o relacionamento com os colegas seja ainda mais agradável”, finaliza Silvia Bez.

Foto: iStock