Festival de Mágicas de São Paulo acontece este final de semana na Mooca

Por Thais Lopes em 19/02/2019

Nas noites de 22, 23 e 24 de fevereiro, alguns dos principais nomes da Mágica brasileira se reúnem para três únicas apresentações no Festival de Mágicas de São Paulo. Criado para agradar toda a família, o show inédito de 75 minutos de duração acontece no Teatro Gamaro, no tradicional bairro da Mooca, com a participação de Ricardo Harada, Caio Ferreira, Os Charlatães, Dimy, Ortega e Ben Ludmer.

Bicampeão latino-americano de Ilusionismo, Caio Ferreira é uma das atrações do Festival (Foto: Marcel Fatibello/divulgação)

O evento é organizado pelo Portal da Mágica e pelo produtor cultural e artista Wagner Messa, da Cia Caixa Mágica – que acaba de chegar de apresentações e workshops em Las Vegas, Japão e Coréia do Norte. O espetáculo proporciona aos espectadores a oportunidade de descobrir e se aproximar das diferentes formas de Arte Mágica, como Magia Geral, Manipulação, Mentalismo, Grandes Ilusões, Mágica Clássica e Mágica Cômica, resultando em uma verdadeira experiência de entretenimento.

Aqueles que desejam se aprofundar no universo da mágica podem ainda participar de uma oficina de Mágica para iniciantes e conhecer a feira de produtos Mágicos montada no local. “A ideia é colocar a Mágica na agenda cultural do paulistano. E nada melhor do que trazer ao público a oportunidade de assistir a alguns dos mais importantes e premiados Mágicos do país na atualidade”, afirma Messa, que também está preparando novos espetáculos para 2019. Segundo ele, há um potencial de entretenimento inédito, já que a Mágica brasileira vem produzindo um alto nível de artistas e talentos, premiados tanto no Brasil quanto internacionalmente, e que estão pesquisando e ampliando os limites da Arte Mágica. “A arte mágica está mais madura no país e pronta para conquistar, definitivamente, espaços importantes no mercado de entretenimento. E o Festival de Mágicas de São Paulo é um ótimo exemplo dessa conquista”, afirma.

Congresso Viver de Mágica

Além do espetáculo à noite, o Teatro Gamaro sedia durante o dia o Congresso Viver de Mágica. Com quase 30 horas de duração, a programação traz mais de uma dezena de palestrantes e estudiosos de diversas áreas para discutir tendências das artes e entretenimento, estimular o empreendedorismo e desenvolver a formação para Mágicos e artistas profissionais, amadores e iniciantes. Mais informações estão disponíveis no site do evento: https://viverdemagica.com.br/2019/.

Sobre os artistas que participam do espetáculo Festival de Mágicas de São Paulo

  • Magia geral

Ricardo Harada é mágico, ator, diretor, doutor em Artes Cênicas pela UNICAMP e autor de livros sobre a arte do ilusionismo. Seu trabalho se caracteriza pela síntese e mistura de elementos de diferentes artes à arte mágica. Foi vencedor do Grande Prêmio da Convenção Nacional de Mágicos 2003, vice-campeão latino-americano de magia argumentada no Flasoma 2004, Primeiro Prêmio de Magia Geral no Congresso Brasileiro de Mágicos 2006 e, no ano de 2009, recebeu o troféu Mandrake D’Or, outorgado anualmente pela Academia Francesa de Ilusionistas aos maiores expoentes da mágica mundial. Como artista convidado e conferencista, já se apresentou em 11 países, seja em congressos ou nos festivais de mágica mais importantes do mundo.

  • Manipulação

Caio Ferreira é bicampeão latino-americano de Ilusionismo, premiado e reconhecido internacionalmente como um dos melhores artistas do segmento na América Latina. Convidado especial do Le Plus Grand Cabaret Du Monde em Paris, também foi pontuado entre os dez melhores artistas de sua categoria no Mundial de Ilusionismo na Itália. Seus espetáculos, baseados na escola holandesa de manipulação, são um diálogo entre música clássica e a arte da manipulação.

  • Mentalismo

Os Charlatães, duo formado pelos artistas Juan Araújo e Alejandro Muniz, desenvolve um trabalho baseado nas técnicas da chamada “telepatia” (transmissão de pensamento), explorando o universo dos vendedores de poções milagrosas dentro de uma estética steampunk. Em fevereiro de 2017, conquistaram o maior prêmio da mágica latino-americana: o Grand Prix de Palco do FLASOMA (Festival da Federação Latinoamericana de Sociedades Mágicas) e foram classificados em 5º lugar no Campeonato Mundial de Ilusionismo na Coreia do Sul, em 2018. Desde então, vêm se apresentando e oferecendo conferências em diversos Festivais pelo Brasil e também em países como Colômbia, Argentina e Uruguai.

  • Grandes ilusões

Dimy é campeão latino-americano de Mágica, tem 20 anos de carreira e já foi assistido por mais de 200 mil pessoas em teatros, eventos corporativos e cruzeiros. É especialista em Grandes Ilusões, produtor, diretor e protagonista de seus shows, sempre produzidos com músicas envolventes, performances coreográficas e efeitos especiais.

  • Mágica clássica

Ortega é apaixonado pela arte mágica e dedicado ao estudo e apresentação de números clássicos de ilusão, entre eles os aros chineses e os covilhetes, considerados os mais antigos atos dessa arte fascinante e misteriosa. Desde 2010, vem apresentando espetáculos teatrais de Arte Mágica por todo o país. É campeão de Mágica de proximidade em competição realizada no Nordeste do país.

Ortega (Foto: Caio Vilela/divulgação)

  • Mágica cômica e mestre de cerimônias

Ben Ludmer é mágico, ator e comediante, desenvolveu uma mistura única e especial da Mágica com a comédia para surpreender suas plateias. Foi o primeiro Mágico brasileiro a se apresentar no Epcot Center, no Walt Disney World, na Flórida, e se apresentou no Hollywood Improv, em Los Angeles, considerado templo da comédia stand up mundial. No musical As Bruxas de Eastwick, dirigido por Charles Moeller e Cláudio Botelho, interpretou o personagem Fidel. Viajou o Brasil como mestre de cerimônias do espetáculo Improvável, da Cia. Barbixas de Humor, se apresentou em diversas edições de festivais de humor como Risorama Risadaria, e durante seis anos esteve em cartaz em São Paulo com o espetáculo Seleção do Humor, visto por mais de 500 mil pessoas. Na televisão, participou das novelas Império e Bela, a Feia, além de participações em programas como The Noite, Programa da Sabrina e Programa do Jô.

Organizador e diretor artístico

Wagner Messa é diretor artístico do espetáculo e idealizador da Cia Caixa Mágica, companhia artística que tem como foco a pesquisa da história e tendências da mágica para desenvolvimento e criação de espetáculos no Brasil e exterior. É vice-campeão latino-americano de Mentalismo, em campeonato realizado em Montevideo, no Uruguai, em 2015, e tem se dedicado ao estudo e desenvolvimento artístico dessa disciplina que mistura psicologia, mágica, neurolinguística, leitura corporal, sugestão, leitura da mente e previsão do futuro. Trabalhou por mais de 20 anos no mundo corporativo e decidiu se dedicar integralmente ao mundo da Mágica e do entretenimento. Formou-se pela Academia Brasileira de Artes Mágicas, é aluno e membro de uma das mais renomadas escolas de Mágica do mundo, a Magic & Mystery School, sediada em Las Vegas.

 

Serviço:

Festival de Mágicas de São Paulo

Dias 22 e 23 de fevereiro, sexta e sábado, às 21h

Dia 24 de fevereiro, domingo, às 20h

Teatro Gamaro – Mooca – veja como chegar

Duração: 75 minutos

Classificação indicativa: Livre

Ingressos: R$ 60 (inteira), R$ 30 (meia entrada)

Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro ou via internet: www.festivaldemagicas.com.br

Informações sobre o congresso Viver de Mágicahttps://viverdemagica.com.br/2019/

 

Fonte: Buriti Comunicação