Cursos gratuitos para aprimorar o conhecimento em diversas áreas

Por Patricia Machado em 11/05/2015

Quer estudar de graça? Se a sua reposta for ‘sim’, não há mais desculpas. A Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) abriram as inscrições para cursos gratuitos para quem deseja aprimorar os seus conhecimentos. Esses cursos são online e voltados para a área de empreendedorismo. A maioria dos cursos está disponível em inglês, mas também há opções na língua espanhola. Para fazer a inscrição, é preciso acessar o site da escola online, que reúne essas e outras oportunidades.

Ficou animado? O Apontador fez uma lista com outros cursos gratuitos online e presenciais que você pode fazer. Dê uma olhada:

write-593333_1280

  • Programa de Aprendizagem: O SENAC oferece 12 cursos profissionalizantes para jovens que querem aperfeiçoar seus conhecimentos e se preparar para crescer no mercado de trabalho. O projeto faz parte do Programa de Aprendizagem. Os requisitos para fazer parte do curso é ter, no máximo, 24 anos até a data de conclusão do curso, estar frequentando a escola regular, caso ainda não tenha concluído o ensino médio, e estar contratado como aprendiz em empresas que atuem no seguimento do curso escolhido. O aluno pode ter aulas de programação de comutador, hotelaria, serviços administrativos e administração em instituições de saúde, por exemplo.
  • Política, direito e administração: O Instituto Legislativo Brasileiro, órgão ligado ao Senado Federal, disponibiliza 23 cursos online sobre política, administração e direito. O aluno pode aprender sobre política contemporânea, direito do consumidor, regras do Mercosul, entre outros assuntos. O aluno pode fazer até dois cursos ao mesmo tempo e para ter o certificado precisa ter aproveitamento de, no mínimo, 70 pontos. O curso estará disponível por 21 dias após a data de inscrição.

children-286239_1280

  • Univesp TV: A Universidade de São Paulo está usando a plataforma de TV online Univesp TV para oferecer 10 cursos gratuitos. A ideia é distribuir vídeo-aulas aos alunos inscritos. Os temas são voltados para a área de história, política, economia, matemática, astronomia e biologia. A plataforma não emite certificados.
  • Finanças pessoais e mercado de ações: Para quem quer aprender a controlar as suas finanças pessoais ou a investir no mercado de ações, a BM&FBovespa oferece cursos presenciais gratuitos. Os cursos têm carga horária de até 6 horas e não há pré-requisitos.
  • Projeto Meu Brasil: A ideia do Projeto Meu Brasil é proporcionar cursos profissionalizantes e de línguas estrangeiras online e presenciais. Os cursos presenciais acontecem em todo o país e podem ter carga horária de até 30 horas. Eles ensinam sobre contabilidade e recursos humanos, por exemplo. Já os cursos online têm o objetivo de ensinar o aluno a mexer em programas de computador, falar um novo idioma e fazer um currículo.