É possível reembolsar compras de apps?

Por em 10/07/2015

Com as pessoas cada vez mais conectadas em seus smartphones, tablets e um turbilhão de aplicativos disponíveis, muitas vezes aquele que parecia perfeito, indicado por amigos ou pela própria descrição de outros usuários na loja, não acaba atendendo às suas expectativas.

+ Conheça a tecnologia que pode revolucionar a maneira como lemos

Ou então, o que é o caso de muitos pais, as crianças já decoraram as senhas da loja e saem baixando tudo quanto é aplicativo, principalmente quando falamos de produtos da Apple — e você só descobre quando encontra milhares de ícones novos no aparelho ou quando chega a conta do cartão.

O que fazer nesses casos? É possível reembolsar as compras indesejadas ou que não foram satisfatórias? Fique tranquilo, pois o Código de Defesa do Consumidor apoia o brasileiro e garante um “prazo de arrependimento”, dando ao consumidor a oportunidade de devolução de qualquer compra on-line dentro do prazo de 7 dias.

O importante é fazer o uso desse direito realmente em situações graves, em que houve de fato problemas na aquisição ou com o aplicativo.

Saiba como proceder nesses casos, tanto na App Store como na Play Store:

App Store

  • Conecte-se pelo iTunes através do programa instalado no seu computador
  • No iTunes, clique na aba App Store no menu superior
  • No canto direito você verá links rápidos e lá encontrará a conta
  • Ao clicar na conta, será aberta uma tela com o seu ID Apple para que você insira a sua senha e inicie a seção
  • Ao iniciar a seção, você acessará Informações da Conta. Procure por Histórico de Compras e clique em Ver tudo, assim você terá acesso ao histórico de faturas
  • Procure o aplicativo que você quer pedir reembolso. Como as faturas são semanais, pode ser que vários aplicativos apareçam na lista. Mesmo assim é possível pedir reembolso de apenas um
  • Ao encontrar a(s) fatura(s) que deseja pedir reembolso, clique em Relatar um Problema
  • Escolha o seu aplicativo e clique mais uma vez em Relatar um Problema, na mesma linha dele
  • Você finalmente chegou à página que serve para pedir reembolso. O problema é que o suporte não está disponível em português. Por isso, selecione no menu a opção que se encaixa ao caso e use o Google Traadutor para explicar (em inglês ou espanhol) que o aplicativo não é o que diz ser e por isso você gostaria de um reembolso.

Geralmente, em 24h úteis, você receberá uma resposta de algum atendente, dizendo que seu dinheiro será devolvido e a partir daí o aplicativo não funcionará mais no seu aparelho.

Google Play

Após comprar um app ou um jogo no Google Play, é possível devolvê-lo em até duas horas para receber um reembolso total.

  • Abra a Play Store no dispositivo
  • Acesse a página do aplicativo e clique no botão Reembolso
  • Dessa forma, você não será cobrado, ou, se já foi cobrado, o valor será estornado no seu cartão, junto com o IOF

Se o período de devolução já tiver sido encerrado, entre em contato diretamente com o desenvolvedor do app. Você encontra os dados de contato do desenvolvedor na página de detalhes do app ou do jogo no Google Play.

Em casos de crianças comprarem moedinhas virtuais usando sua conta, você deverá acessar esta página para (tentar) obter o reembolso.

Atenção: Não é possível devolver um app ou um jogo mais de uma vez.