Dicas para você fazer um detox digital

Por Pedro Katchborian em 28/08/2015

Você sabe o que é um detox digital? Não, não tem nada a ver com aquele tal suco verde. O detox digital é simplesmente (tentar) se afastar da internet e de outros artigos eletrônicos, com a intenção de esvaziar um pouco a mente e aproveitar o seu tempo livre de uma maneira diferente.

+ Ser pessimista pode ser bom, diz pesquisa

+ Coisas que você deve fazer antes dos 25 anos, para não se preocupar com dinheiro mais tarde

Não ache que é fácil: afinal, segundo um estudo da agência de marketing Tecmark, um usuário comum de smartphone olha para o celular — prepare-se — aproximadamente 1500 vezes por semana. Isso conta qualquer tipo de olhadinha: desde checar o Facebook até ver o horário. Portanto, se você está disposto a fazer essa desintoxicação digital, seus hábitos vão ter que mudar radicalmente. Veja algumas dicas

Afaste-se aos poucos

É complicado se afastar de tudo de uma hora pra outra. As suas chances de abandonar a iniciativa e voltar a checar o celular a cada 5 minutos são enormes. Pequenos gestos como desligar o smartphone assim que você chega em casa, desativar notificações e deletar alguns apps são atitudes que podem ajudar.

Não é necessário se afastar de tudo…

faixa_blog

Não faça nada por 2 minutos

Quer começar o seu detox de uma maneira leve? Então use a própria internet a seu favor. Quanto estiver muito estressado com o trabalho, as redes sociais e tudo que permeia o ambiente cibernético, acesse o site Do Nothing For 2 Minutes. Ele é feito justamente para você não fazer nada por 2 minutos. Não toque no mouse e nem no teclado — apenas relaxe.

2-minutesfaixa_blog

Existe uma empresa de Digital Detox

O digital detox é tão importante que até existe uma empresa especializada no assunto nos Estados Unidos. Nada mais é do que um retiro espiritual completamente desplugado da internet. “Eu entrei como jornalista e saí como ser humano”, disse uma pessoa que passou pela experiência. Ainda não há nada parecido no Brasil, mas já existe essa esperança.

detox-digitalfaixa_blog

Use aplicativos para te ajudar

Um pouco irônico usar aplicativos para não usar a internet, mas alguns podem ajudar bastante. Um deles é o Offtime, um app que te possibilita bloquear mensagens, notificações e ligações, além de impedir que outros aplicativos que te distraiam. Vale ressaltar que você escolhe o período de tempo do bloqueio.

offtimefaixa_blog

Não tire tantas fotos

Um desafio pros amantes do Instagram. Você está naquela praia, com aquele pôr-do-sol incrível e um mar maravilhoso. Antes mesmo de tirar a foto, já sabemos até qual filtro vai ficar legal e quais hashtags colocaremos. Mas que tal simplesmente não fazer o clique logo de cara? Às vezes nos importamos mais em registrar o momento do que aproveitá-lo de verdade.

Faça que nem o amigo aqui debaixo, tire uma “foto mental” — e depois você até pode fazer um registro.