Dicas para realizar um casamento na praia

Por em 25/06/2015

Apesar da beleza natural e o ambiente informal, casar na praia não é das tarefas mais fáceis. É preciso pensar na melhor época, no clima, na recepção, decoração da cerimônia e torcer muito para São Pedro não estar de pá virada no grande dia.

Conversamos com a empresa Amabile Flores & Eventos, responsável por planejamento e decoração de diversos tipos de eventos, sobre as dúvidas que podem surgir sobre o tema, como planejamento, menu, autorizações e decoração. Confira algumas dicas abaixo:

Quais são os melhores meses para realizar um casamento na praia?

Os melhores meses são sempre abril, maio, junho e novembro. Não são aconselháveis os meses de verão, com calor intenso, como dezembro, janeiro e fevereiro, ou meses de muito frio, como julho e agosto. Setembro e outubro também não são aconselháveis, já que a incidência de chuvas costuma ser maior.

Existe algum segredo na hora de escolher a praia para a cerimônia ou é possível realizar um casamento em qualquer praia?

Um dos grandes empecilhos hoje são os altos custos de locomoção que os fornecedores cobram quando o casamento é distante. Praias com cidades-satélites muito próximas, como Santos e São Sebastião, são ótimas por contarem com fornecedores próprios, que muitas vezes conseguem preços mais acessíveis – mas nem sempre com a mesma qualidade.

casamento-no-juquehy-praia-hotel-no-litoral-de-sp-1337102634405_956x500


É, sim, possível organizar casamentos em qualquer praia, o que vai definir a escolha é a verba e a abertura para conhecer fornecedores diferentes.

É possível fechar uma praia pública para realizar um casamento? Ou o estilo de casamento “pé na areia” tem a desvantagem de que qualquer pessoa poder aparecer sem ser convidada?

Bom, a praia é pública, entretanto é sempre aconselhável pedir permissão à prefeitura, o que normalmente fica por conta da assessoria responsável pela organização do casamento. Se os noivos não tiverem essa assessoria, o contato com a prefeitura deve ser feito por conta própria.

Florida-Beach-Wedding_025


Atualmente, para evitar problemas, o mais praticado é o casamento em estruturas próximas à praia, como pousadas e hotéis, tendo como extra uma sessão de fotos ou até mesmo a paisagem da praia. Caso opte pelo “pé na areia”, é indicado que os noivos contratem uma equipe de segurança para tentar evitar surpresas.

Qual a dica de menu para um casamento realizado na praia? Vocês aconselham que a festa seja em outro local ou dá pra fazer algo mais simples?

finger food

Aconselhamos sempre que haja uma estrutura próxima, como pousadas, restaurantes e hotéis, para que haja a conservação e preparo adequados dos alimentos, além de garantir a tranquilidade dos noivos e convidados. Como dica de menu, fica a ideia dos finger food, que são comidinhas leves, servidas em pequenas porções em potes ou cumbucas delicadas. Nesse tipo de serviço de buffet, o convidado pode comer em qualquer lugar e não fica algo tão formal como um jantar “empratado”.

Existem flores que se adaptam melhor ao clima da praia? Quais seriam?

Quanto ao clima, pelo Brasil ser um país com pouca variação de temperatura entre regiões, não há muito problema. O que deve-se atentar é quanto ao calor, pois em dias de sol intenso e com transporte inadequado, flores como rosas, astromélias e lisianthus podem murchar.

flores casamento

Recomendamos optar por hortências, gypsophila (mosquitinho), girassóis, folhagens verdes, lírios e boca-de-leão. Lembrando que cores claras e suaves são sempre mais indicadas para ocasiões como casamentos.