As trilhas mais famosas do Brasil

Por Pedro Katchborian em 15/07/2015

Para quem busca aventuras e uma atividade física intensa, o trekking é a escolha certa. O contato com a natureza faz com que as caminhadas pelas trilhas sejam experiências únicas. Matas, montanhas, cachoeiras, rios e pedras tornam essas jornadas difíceis, mas muito recompensadoras pela vista.

+ Lugares com águas cristalinas no Brasil

Se você quer praticar o trekking pra valer e busca paisagens de cair o queixo, veja a nossa lista com algumas das trilhas mais famosas do Brasil:

Chapada Diamantina (Bahia) 

Localizado no Parque Nacional da Chapada Diamantina, a trilha do Vale do Pati é uma das mais impressionantes do Brasil: são cinco dias de caminhadas, em um percurso para quem busca muita aventura e está bem disposto. No total, a trilha pode chegar a incríveis 80 quilômetros.

vale-patifaixa_blog

Monte Roraima (Roraima)

Um dos locais mais incríveis do mundo, o Monte Roraima fica entre o Brasil, a Guiana e a Venezuela. A trilha costuma durar oito dias, passa por rios e montanhas e é de alta dificuldade. A melhor época para fazer o trekking é de outubro a abril.

monte-roraimafaixa_blog

Chapada dos Veadeiros (Goiás)

A beleza da chapada dos veadeiros pode ser conhecida através das trilhas. Há algumas opções delas: Saltos (10 km), Cânions e Trilha das Sete (23 km).

chapada-veadeiros2faixa_blog
Aparados da Serra (Santa Catarina)

O Parque Nacional de Aparados da Serra é formado por incríveis cânions. A trilha pode durar até cinco dias e exige bastante preparo físico. O principal atrativo é o Cânion do Itaimbezinho, que tem quase 6 quilômetros de extensão e 720 metros de profundidade.

aparados-serrafaixa_blog

Parque Nacional da Serra da Bocaina (São Paulo/Rio de Janeiro) 

Localizado entre São Paulo e Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Serra da Bocaina tem montanhas que chegam a 2088 metros de altura. Os três dias de trilha têm desafios como cachoeiras, matas, subidas e descidas.

No total, são mais de 50 quilômetros e o parque pode ser visitado durante todo o ano. Ao final, destaca-se a vista para a Serra da Mantiqueira e, dependendo das nuvens, até o Oceano Atlântico.

bocainafaixa_blog
Parque Nacional do Itatiaia (Rio de Janeiro/Minas Gerais) 

A trilha de três dias requer um bom preparo físico: subidas íngremes e caminhadas intensas fazem parte do trekking no Parque Nacional do Itatiaia. Há alguns trechos em que cordas são necessárias e é preciso tomar bastante cuidado. A principal atração da trilha é o Pico das Agulhas Negras, um dos maiores do país, com 2.787 metros.

itatiaia