Sensor de smartphone ajuda na escolha de frutas no supermercado

Por Mariana Castro em 11/01/2017

Ao fazer as compras do mês no supermercado, é difícil saber, entre tantas opções, qual fruta ou legume está mais saboroso. Para facilitar a vida das pessoas, um novo modelo de celular promete garantir a qualidade dos alimentos que serão consumidos, além de fornecer as informações nutricionais dos mesmos.

+ Uber lança aplicativo de entrega de comida

+Aplicativo seleciona os melhores vinhos brasileiros do ano

Chamado de Changhong H2, o smartphone contém um tipo de sensor capaz de detectar quantas calorias tem uma fruta e até mesmo qual é a composição química do alimento. O celular também pode descobrir o percentual de gordura do corpo, verificar a autenticidade de um produto ou remédio e medir a quantidade de açúcar presente nos alimentos.

Para fazer essa análise, é necessário apontar o sensor para o objeto de estudo. Através da luz refletida por ele, os aplicativos presentes no celular poderão avaliar a composição molecular e relatar as informações solicitadas pelo usuário.

A ideia é que o smartphone consiga trazer benefícios para a saúde das pessoas. Por enquanto, a novidade está disponível para consumo apenas na China e o preço e a disponibilidade de venda para outros países ainda não foram divulgados.

Veja como a invenção funciona:

Foto: Divulgação