Quatro tipos de culinária que você precisa provar

Por Mariana Castro em 01/11/2016

As grandes cidades brasileiras têm uma enorme variedade de opções gastronômicas. Encontrar restaurantes italianos, franceses, japoneses e mexicanos não requer muito esforço. As comidas típicas desses países, inclusive, já foram praticamente incorporadas à cultura brasileira.

+ Restaurantes típicos e especializados na culinária brasileira

+ Restaurantes com culinária afrodisíaca

Mas, cada país tem uma culinária particular e característica da região. Por isso, é sempre válido provar pratos novos de outras partes do mundo. Enquanto alguns deles são incontestavelmente deliciosos, outros são mais incomuns e curiosos.

Para você ter novas e boas experiências gastronômicas, conheça algumas culinárias exóticas e restaurantes que valem a pena visitar no Brasil. Confira:

Culinária Havaiana

Hawaiian tuna poke

Além de ser o paraíso dos surfistas, a bela ilha do Havaí, nos Estados Unidos, tem uma culinária rica, saborosa e saudável. Suas receitas são perfeitas para serem degustadas em dias quentes de verão. A região tem influências culturais de diversos povos e sua gastronomia não é diferente. Cozinha italiana, asiática, entre outras, ajudam a compor o cardápio havaiano. O arroz havaiano é um dos pratos mais conhecidos, com ingredientes tropicais e refrescantes, como abacaxi e gengibre. Outro prato típico é o poke, tigela que mistura frutos do mar com deliciosos molhos e temperos.

Florianópolis

Fortaleza

São Paulo

faixa_blog

Culinária Húngara

Beef meat stewed with potatoes

Húngaros são apaixonados por gastronomia. Seus pratos misturam diversos sabores e aromas. A cultura culinária mistura variados recursos do país, tendo sido construída com a história da Hungria. É frequente o uso de pimenta malagueta, alho, páprica e pimentão que, misturado com outros sabores típicos, compõem o prato mais conhecido do país, o goulash. Outro ponto forte da culinária húngara é a sobremesa, como o pão doce batizado de kurtos kalacs.

São Paulo

faixa_blog

Culinária Mongol

Mongolian Beef

Em um primeiro momento, a culinária da Mongólia pode ser confundida com a indiana, devido a seus sabores carregados de temperos. Ela é, entretanto, considerada leve e saudável, uma vez que é composta por muitos ingredientes naturais e marcada pela mistura de diversos vegetais em um só prato. Além disso, diversos tipos de carne também são a base da gastronomia. Um dos pratos mais comuns do país é o carneiro cozido, além de bolinhos recheados com carne e cozidos no vapor.

São Paulo

faixa_blog

Culinária Peruana

Ceviche

O Peru possui uma gastronomia rica e variada, sendo conhecido como uma das melhores culinárias da América do Sul. Seus pratos misturam heranças dos povos pré-incas e incas, além dos espanhóis, africanos e até chineses e japoneses. Se já não bastasse essa variedade, muitos dos ingredientes são encontrados apenas no Peru, o que fazem seus pratos extremamente únicos. As receitas peruanas, entretanto, têm se espalhado cada vez mais, e feito sucesso mundo a fora. Um dos principais pratos da região é o ceviche, que já conquistou o brasileiro.

São Paulo

Rio de Janeiro

Fotos: Getty Images