Plataforma promove escambo de alimentos para evitar desperdício

Por em 19/12/2016

O Brasil está entre os dez países que mais perdem e desperdiçam alimento no mundo. Anualmente, o país descarta 41 mil toneladas de comida ao longo toda a linha de produção, comércio, e mesmo dentro de casa. Os dados são do World Resources Institute (WRI) Brasil.

+ Receitas de biscoitos para o Natal

+ Uber lança aplicativo de entrega de comida

Para mudar esse cenário, surgiu no Brasil o FARMSQUARE, uma rede que conecta pequenos produtores a pessoas interessadas em sobras de alimentos aptos para o consumo.

Qualquer pessoa que produz alimentos em sítios, no quintal de casa ou mesmo na varanda do apartamento pode se cadastrar como um doador. Essa função também pode caber a donos de estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, entre outros.

farmsquare

A ideia é do ator e apresentador Rodrigo Hilbert e foi viabilizada com a ajuda de alguns parceiros. Rodrigo, que mantém uma horta em casa, queria compartilhar o excesso da sua produção.

Através do FARMSQUARE, você coloca os seus produtos à disposição e faz a troca ou doação a uma pessoa interessada sem qualquer burocracia. O “frete” é combinado diretamente entre as partes, o que ainda favorece o consumo local.