Lugares para comprar produtos orgânicos em São Paulo

Por Mariana Castro em 15/03/2018

Cada vez mais se ouve falar em alimentação orgânica, muitas vezes sem saber do que se trata. Muitos acham que, ao comer uma fruta, salada ou até mesmo grãos, estão passando longe de alimentos maléficos para o corpo humano. Isso não é necessariamente verdade, uma vez que eles costumam ser produzidos com o uso de agrotóxicos, transgênicos, pesticidas e fertilizantes sintéticos.

É esta a diferença dos alimentos orgânicos. Apesar de apresentarem propriedades nutricionais semelhantes, eles são mais saudáveis e saborosos, uma vez que utilizam técnicas que respeitam o meio ambiente e prezam pela qualidade da comida. Eles são livres das substâncias tradicionalmente utilizadas no cultivo e produção, o que poupa não apenas a saúde de quem consome como a de quem trabalha na agricultura, além de recursos naturais.

+ Benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde

+ Cinco restaurantes veganos para conhecer em São Paulo

Na produção de carnes e ovos orgânicos, por exemplo, os animais são criados sem a aplicação de hormônios, anabolizantes ou antibióticos. A longo prazo, essas substâncias podem provocar doenças nos humanos, além de desrespeitarem o crescimento natural do animal. Para garantir que o alimento é orgânico, é preciso do certificado de uma certificadora credenciada pelo Ministério da Agricultura.

Em muitos lugares, você pode encontrar esses alimentos por preços mais caros que os inorgânicos, uma vez que são produzidos em menor escala e visando o lucro. Por isso é tão importante estimular a compra em feiras orgânicas e outros estabelecimentos com esse foco, que são mais acessíveis por venderem os produtos à preço do produtor.

Em São Paulo, está cada vez mais fácil priorizar a alimentação orgânica. Feiras orgânicas têm se espalhado pela capital, assim como supermercados sustentáveis. A Casa Orgânica, por exemplo, é um supermercado que oferece, em um só lugar, desde alimentos frescos e empório, padaria, sorveteria, materiais de limpeza, cosméticos, maquiagens e produtos de higiene pessoal, até roupas, acessórios e uma linha de nutrição animal, tudo diretamente do produtor.

A Casa Orgânica é o primeiro supermercado 100% orgânico do Brasil.

O Instituto Chão é outro exemplo, com a proposta de ser um espaço de convivência e economia solidária. Eles contam com feira, mercearia e café com produtos orgânicos e artesanais. Em uma lousa no local, é descrita a previsão de custos mensais para mantê-lo e a sugestão de contribuição para os clientes. A ideia é ser sustentável do começo ao fim do processo, desde a produção até a comercialização e, finalmente, nos pratos das famílias.

Se você quer experimentar ou abastecer sua cozinha com alimentos orgânicos, reunimos opções onde é possível encontrá-los em São Paulo. Algumas feiras funcionam apenas aos finais de semana ou em dias específicos, por isso é importante checar antes de ir até o local. Confira: 

Foto: Getty Images/ Reprodução