Cinco restaurantes que são a cara de São Paulo

Por Mariana Castro em 24/01/2017

Para comemorar os 463 anos de São Paulo, nada melhor do que aproveitar o melhor da cidade. Ricos em tradição, os bairros da capital têm características próprias que podem ser conhecidas através dos restaurantes que contam suas histórias. Além de uma comida de excelente qualidade, essas casas simbolizam o que existe de melhor na capital paulista: cultura e muita diversidade.

+ Cinco bares e restaurantes que você precisa conhecer em São Paulo

+ Oito restaurantes históricos para conhecer em São Paulo

Para curtir o aniversário de São Paulo, selecionamos cinco restaurantes que são a cara da cidade. Confira:

Ao Guanabara

ao bar guanabara - reproducao

A história do bar está ligada à cidade de São Paulo. Fundado em 1910, ele é um dos mais antigos e tradicionais restaurantes do país, funcionando, hoje em dia, na Av. São João – outro símbolo da cidade. Ele foi ponto de encontro de renomados personagens da história, como Santos Dumont e Getúlio Vargas. O Ao Guanabara é uma mistura de bar, restaurante e lanchonete, oferecendo o melhor da cozinha brasileira. Coxinhas, sanduíches e bons chopps fazem a visita valer ainda mais a pena.

faixa_blog

Bar da Dona Onça

dona da onca - reproducao

Quem quer conhecer a região central não pode deixar de ir ao Bar da Dona Onça, da chef Janaina Rueda. O restaurante fica no térreo do Copan, um dos mais famosos edifícios de São Paulo. A casa oferece o melhor da comida de boteco, traço marcante da cultura paulistana. Por sua qualidade, o ambiente moderno e descontraído está sempre repleto de famílias, amigos, artistas e intelectuais da região, além de muitos gringos. O espaço já se tornou parada obrigatória para quem está em São Paulo, oferecendo uma das melhores feijoadas da capital.

faixa_blog

C… que sabe

c que sabe - divulgacao

Uma das primeiras de São Paulo, a cantina italiana foi fundada em 1931 no tradicional bairro do Bixiga. Hoje, ela é coordenada pela quinta geração de membros da mesma família, o que prova que tradição é um de seus pontos fortes. A decoração do ambiente remete ao seu país de origem. Além disso, as massas deliciosas e a presença de violeiros que passam de mesa em mesa tornam o espaço ainda mais especial. O restaurante também é um símbolo do bairro em que está localizado, que é formado por imigrantes italianos.

faixa_blog

Estadão Bar & Lanches

estadao lanches - reproducao

Há mais de 40 anos, a lanchonete é ponto de referência para a gastronomia da cidade. O tradicional sanduíche de pernil é o carro chefe da casa e conferiu toda a fama que ela tem atualmente. Além disso, ele é considerado o bar mais democrático de São Paulo, reunindo tribos distintas em seu fim de noite.

faixa_blog

Frangó Bar

frangó - divulgacao

O ponto mais importante da Freguesia do Ó é, sem dúvidas, o Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó. Ele abriga a Igreja Matriz e o melhor da gastronomia da região, com restaurantes que atraem paulistanos de todos os cantos da cidade. Um exemplo disso é o Frangó Bar, que oferece o melhor da legítima botecagem há 20 anos. Um de seus destaques é a famosa coxinha de frango com catupiry, além de, é claro, deliciosos frangos acompanhados de polenta frita, farofa e salada. Sua extensa carta de cervejas também agrada quem passa pelo local.

Fotos: Divulgação/Reprodução