Cinco lugares para comer feijoada em São Paulo

Por Mariana Castro em 23/01/2018

A feijoada é uma paixão comum entre os brasileiros. Nada melhor do que apreciá-la em um fim de semana de sol, cercado de amigos e uma boa música. É o sabor da comida, e todo o clima animado que o acompanha, que torna a feijoada o prato típico da gastronomia do país.

+ Cinco restaurantes que são a cara de São Paulo

+ Cinco bares tradicionais no centro de São Paulo

Diversos restaurantes e bares espalhados pelo Brasil oferecem a especialidade. Em São Paulo, já se tornou tradição: veja o menu de “pratos do dia” às quartas e é provável que a opção de feijoada esteja lá. Muitas casas da capital costumam oferecer nesse dia, enquanto bares mais descontraídos aproveitam o fim de semana para tocar um samba junto com a refeição. Confira cinco bons lugares em São Paulo para comer feijoada:

Bar Aurora

Localizado no Itaim, o Aurora contem tudo que um bom bar precisa. Com bebida gelada, música boa e uma cozinha de primeira, é difícil não se tornar cliente fiel da casa. Aos sábados, o lugar bomba com a explosão de sabores do buffet de feijoada (R$ 48,90, com 50% de desconto até às 15h). Barriga cheia, é hora de samba no pé com a música brasileira ao vivo que anima ainda mais o lugar.

Bolinha

O lugar, que já funcionou como pizzaria e restaurante de pratos à la carte, se tornou especializado em feijoada quando Affonso Paulillo, o Bolinha, preparou uma feijoada para os amigos. O sucesso foi tanto que o prato foi incluído no cardápio e, há 42 anos, passou a ser servido diariamente na casa. Seu segredo é ser feito à moda tradicional, no mesmo fogão à lenha desde a inauguração. A feijoada é servida nas versões tradicional e magra, tem mais de dez opções de acompanhamento e é, hoje, conhecida como uma das melhores do país.

Tribunal Bar e Restaurante

O bar Tribunal, localizado no agitado bairro da Vila Madalena, montou um cardápio típico de botecos, com petiscos como escondidinho de picanha e porção de linguiça portuguesa. Tipicamente brasileiro, ele não poderia deixar de lado a feijoada, que é o ponto forte da casa. Tradicional, contendo tudo que uma boa feijoada tem direito, ela agita o Tribunal, acompanhada de cervejas e deliciosas caipirinhas.

Usina das Artes Bistrô

O restaurante é perfeito para quem trabalha na região do Itaim e quer uma comida de qualidade durante a semana. Especializado em gastronomia brasileira, ele não poderia deixar de oferecer feijoada às quartas, mas acrescentou um diferencial que se tornou sucesso na casa. A costela adicionada ao prato harmoniza perfeitamente com o feijão preto, arroz, couve e farofa, despertando a vontade de que toda feijoada tenha esse gostinho especial. O menu executivo, contendo entrada, feijoada e sobremesa, sai pelo valor de R$78.

Veríssimo Bar

O lugar homenageia o escritor Luis Fernando Veríssimo, com caricaturas e ampliações das capas de seus livros decorando as paredes. O menu tem influência espanhola nos pratos e tapas, mas também traz opções divertidas de comidas de botequim. Aos sábados, samba ao vivo e feijoada tomam conta do espaço, que recebe famílias e amigos em clima descontraído e com garantia de comida de qualidade.

Foto: Getty Images