Cinco cantinas italianas no Bixiga que valem a visita

Por Mariana Castro em 16/10/2017

O Bixiga é um dos bairros mais tradicionais de São Paulo. Colonizado por italianos, ele traz os sabores da gastronomia do país para as ruas da região. As famosas cantinas italianas seguem à risca os moldes originais, atraindo quem gosta de uma massa de qualidade e do astral desse povo.

+ Cinco restaurantes que são a cara de São Paulo

+ As cantinas italianas mais tradicionais de São Paulo

Tanto para almoços quanto para jantares, os restaurantes pelo Bixiga são sempre uma boa opção. Por isso, separamos algumas casas que já fizeram seu nome no bairro e na capital paulista. Confira:

C… que sabe

Instalada há quase 90 anos no Bixiga, a cantina é uma das mais clássicas da região. Ela tem decoração temática, com objetos que remetem ao sul da Itália e lustres feitos com escorredores e raladores. Tendo passado por cinco gerações da família fundadora, a casa se orgulha de oferecer um ambiente hospitaleiro e animado aos clientes. No cardápio, além das massas tradicionais, é possível saborear saladas, risotos, carnes e peixes.

Mamma Celeste

O que começou como uma simples rotisserie se transformou em uma cantina tradicional do bairro italiano. A família Fuzzinato foi guiada por sua matriarca para fazer da casa, que já tem 27 anos, um sucesso. Com ambiente familiar e decoração simples, o restaurante atrai o público que busca por massas caseiras acompanhadas de um excelente vinho italiano. Se você for conhecer o espaço em um domingo, não deixe de seguir a tradição e peça o cordeiro à cacciatore, acompanhado de fettuccine verde, legumes e brócolis ao alho e óleo.

Roperto

Desde que a família chegou ao Brasil, a cantina Roperto oferece o melhor da culinária do sul da Itália. A casa se mantém fiel às origens, com receitas que são transmitidas por gerações.  Todas as noites, assim como nos almoços de sábado, a música ao vivo garante a animação do lugar. Além disso, um dos seus diferenciais são as mais de vinte opções de massas, que podem ser combinadas com diferentes e suculentos molhos.

Taberna do Julio

A casa remete a um ambiente rústico, com paredes de pedra e iluminação baixa. Inaugurada em 1966, ela fez seu nome no coração do Bixiga com um rodízio de massas diverso e de qualidade. Fica difícil escolher entre o rondelli gratinado, o capelete e o ravióli de ricota, por exemplo. Por isso, vá preparado para comer bastante. O rodízio tem preço fixo de terça à quinta e de sexta à domingo, além das opções à la carte. Aos finais de semana, ainda é possível curtir música ao vivo no local.

Villa Tavola

Sinônimo de tradição, o restaurante conta com diversos espaços, incluindo a reprodução de uma autêntica vila italiana, com teto de vidro e paredes rústicas. Ele ainda possui um espaço para crianças e o Italian Bar, com deliciosos drinques e uma decoração diferenciada. O Villa Tavola tem capacidade para 500 pessoas, contando ainda com um empório onde é possível adquirir rótulos de vinhos de diversos países. O cardápio não deixa a desejar, com porções bem servidas de deliciosas massas, molhos e guarnições variadas, risotos, carnes e frutos do mar. O grande diferencial da Villa Tavola é que muitos desses pratos são preparados diretamente no réchaud, uma espécie de fogareiro de metal, ao lado da mesa.

Fotos: Divulgação/ Getty Images