Cinco bares tradicionais no centro de São Paulo

Por Mariana Castro em 07/11/2017

O centro de São Paulo carrega consigo muita história e antigos costumes da metrópole. Ele é pouco aproveitado hoje em dia, mas as casas abertas por lá continuam fazendo sucesso entre os que gostam de curtir os amigos com uma boa cerveja e petiscos tradicionais.

+ Cinco bares e restaurantes que você precisa conhecer em São Paulo

+ Bares diferentes e inusitados em São Paulo

Para resgatar o sentimento de pertencimento à cidade, frequentar o centro é uma ótima ideia. Cada canto por ali conta um pouco da história de São Paulo. Os bares, é claro, são parte importante disso. Alguns estão com suas portas abertas há mais de 50 anos e já receberam os mais diferentes e renomados clientes.

Para saber onde ir em um passeio por lá, selecionamos cinco bares tradicionais no centro de São Paulo. Confira:

Bar Brahma

Se você procura um bar que é a cara de São Paulo, não pode deixar de conhecer o Bar Brahma. Localizado no coração de Sampa, como é descrito na música de Caetano, o bar fica na esquina da Avenida Ipiranga com a Avenida São João. Famoso por seu chope e boa música desde a década de 50, ele construiu seu clima boêmio com clientes intelectuais, músicos e políticos da época. O cardápio é inspirado no melhor da cozinha tradicional paulistana, trazendo pratos como baião de dois com costelinha e ovo frito ou carne seca com chips de mandioquinha.

Bar da Dona Onça

Localizado no andar térreo do edifício Copan, um dos cartões postais da cidade, o Bar da Dona Onça fez seu nome no centro da cidade. A chef Janaina Rueda aposta em comidinhas mais caseiras, a exemplo de sua famosa macarronada com frango. Os pratos são simples, mas caprichados no tempero e na criatividade. O bar ainda conta com uma ampla variedade de bebidas, sendo possível escolher entre as cartas de vinhos, cervejas nacionais ou importadas e drinques. Nada melhor do que isso acompanhado de petiscos bem preparados, não é mesmo?!

Biroska – A casa dos artistas

O bar é o lugar certo para quem procura uma noite mais agitada no centro da capital. Com três ambientes diferentes, ele oferece música ao vivo e todo o clima de bar-balada para dançar com os amigos. Funcionando na famosa Rua Canuto do Val desde o início da década de 70, foi um dos primeiros estabelecimentos paulistanos a se dedicar à música sertaneja. Já passaram por seu palco renomados músicos, como Zezé Di Camargo e Luciano, Victor e Léo, Roberta Miranda, Daniel, dentre outros. A casa se destaca por um cardápio com muita variedade de petiscos, uma boa cerveja gelada e dicas sugestivas de drinques para animar a noite.

Frango Com Tudo

Se você procura um ambiente acolhedor e sem frescuras, mas com qualidade, o Frango Com Tudo é uma ótima opção. A casa possui varanda, mesas na calçada e dois salões internos – um deles com karaokê, que garante o agito do local! O cardápio faz uma homenagem aos craques da seleção brasileira, com divertidos nomes dados aos pratos da casa. Além disso, as porções são generosas e têm um preço justo. O frango à passarinho, por exemplo, deve ser compartilhado entre amigos e família. O prato mais famoso da casa é o frango com tudo dentro, que, como sugere o nome, é um frango recheado com farofa de miúdos.

Paribar

Com mesas na calçada da famosa praça Dom José Gaspar, o bar já era point nos anos 50. Frequentado pela elite intelectual de São Paulo, a casa se transformou ao longo das décadas e é, atualmente, comandada pelo chef Luiz Campiglia. O espaço ficou conhecido pela qualidade de seu brunch e pelo jazz que anima os domingos. Aproveite o clima boêmio do bar e da região para apreciar uma boa cerveja ou, até mesmo, um dos clássicos coquetéis oferecidos. Para não ficar de estômago vazio, ótimas pedidas são o bolinho de feijoada e o ovo mole com aspargos, alho, queijo pecorino e parmesão servidos no pão italiano.

Fotos: Divulgação/ Reprodução