Comida e Bebida

Restaurantes típicos e especializados na culinária brasileira

Restaurantes típicos e especializados na culinária brasileira

Que o Brasil é repleto de beleza natural, isso todo mundo já sabe. Mas também temos outro atrativo que faz dessa terra uma das mais procuradas para morar ou visitar: a comida típica do país.

+ Restaurantes para fazer um pedido de casamento em São Paulo

+ Cinco bares para ir no primeiro encontro em São Paulo

E o grande diferencial da nossa culinária é, justamente, o fato dela não ser só nossa. No entanto, cada região do Brasil sabe agregar temperos e ingredientes à receitas internacionais e transformar o prato em algo tipicamente brasileiro.

Ao viajar pelo Brasil, você vai encontrar regiões, estados e cidades que possuem restaurantes especializados em pratos que representam o tempero brasileiro. Dentre as opções é possível encontrar lugares que servem desde o simples arroz e feijão, até feijoada, virado à paulista, picanha e acarajé. Ficou com fome? Então, conheça o roteiro gastronômico de restaurantes típicos do Brasil:

faixa_blog

Belém/PA

O restaurante Lá Em Casa surgiu da união da tradicional culinária paraense a uma visão contemporânea da alta gastronomia internacional. A culinária do Pará tem forte influência indígena e seus pratos retratam a diversidade do país. Para que tudo saia perfeito, a gerência do restaurante fica a cargo da família que fundou o estabelecimento.

faixa_blog

Belo Horizonte/MG

O Rancho Fundo oferece um buffet com o melhor da cozinha mineira. O churrasco, os doces caseiros e as famosas tortas da hora do almoço dividem espaço com um rodízio de pizza, caldos e petiscos, que são servidos a partir das 18h.

faixa_blog

Eusébio/CE

O restaurante oferece um cardápio variado, com o melhor da comida típica do sertão nordestino. O ambiente é inspirado nos sítios e fazendas do Ceará, decorado com mesas de tronco, luminárias de cipó e redes de balanço. Por isso, vale a visita tanto pelo cenário quanto pela qualidade da comida regional.

faixa_blog

Florianópolis/SC

Construído em um charmoso casarão histórico, o boteco visa unir a culinária de base açoriana e a vida boêmia tradicional. O cardápio é composto de quitutes, porções e comidas mais elaboradas servidas em panelinhas. A decoração é divertida, com frases nas paredes e uma rica adega de cachaças.

A famosa coxinha de feijoada do Bar, com recheio de carne seca

faixa_blog

Maceió/AL

Localizado no bairro da Jatiúca, o restaurante é todo revestido de madeira e plantas, com um ambiente externo agradável e charmoso. Famoso principalmente por seu robusto acarajé, é uma boa opção para quem vai ao nordeste e quer experimentar a comida baiana. A moqueca e o polvo também são de deixar com gostinho de quero mais.

O restaurante já chama atenção pela fachada, com um imenso bule de café e namoradeiras na janela que remetem ao sertão. Assim como a arquitetura, a comida é típica do interior nordestino, famosa pela carne de sol com nata, arroz de queito coalho derretido, macaxeira e mungunzá. Os clientes ainda podem escolher entre artesanatos, doces e cachaças – tudo embalado por um forró pé de serra.

faixa_blog

Natal/RN

Mangai é uma antiga expressão do interior do nordeste usada para se referir a um lugar que vende de tudo um pouco. Inicialmente, o local parecia uma bodega e era especializado em vender rapadura. Com o tempo, o espaço cresceu e se tornou um restaurante. Hoje, o café da manhã e o almoço regional fazem um grande sucesso, com mais de 200 opções deliciosas.

Tapioca + Manteiga de garrafa

faixa_blog

Porto Alegre/RS

Com cardápio sofisticado, cada prato tem uma forte identidade campineira – fazendo jus ao seu nome. O restaurante tem vista para o rio Guanaíba e o segundo andar do espaço conta com uma área externa super agradável. A arquitetura dá um ar de business lunch ao local, sendo possível ver seu prato ser preparado na cozinha, que possui paredes de vidro.

faixa_blog

Rio de Janeiro/RJ

O restaurante serve uma das melhores feijoadas da cidade e conta com um diferencial: o cliente pode escolher as carnes que deseja. Elas chegam separadas do feijão, em charmosas panelinhas. O valor do prato inclui todas as porções que uma feijoada tradicional tem direito, além de uma batida de limão ou maracujá e deliciosos doces caseiros.

A tradicional feijoada completa servida na Casa da Feijoada

Tradicional e boêmio, esse restaurante é comandado por uma das melhores equipes da cidade. Um dos principais pontos de encontro dos sambistas, o local é frequentado por um público fiel, que também inclui atores, jornalistas e produtores. O horário do almoço é muito concorrido, com destaque para o arroz de brócolis, a canja e o javali assado. Inaugurado há quase 50 anos no agitado bairro da Lapa, ele também é um ponto de encontro para tomar uma saideira e deliciar bons petiscos.

faixa_blog

Salvador/BA

Com baianas vestidas a caráter para recebê-lo, este restaurante é um dos mais procurados pelos turistas. Há 41 anos no mesmo endereço, o restaurante está localizado na orla marítima da cidade e tem um clima sofisticado. Lá se encontra o melhor da comida baiana, com destaque para o puxa de camarão, servido com acompanhamentos como pirão e farofa de dendê, em travessa de barro.

A famosa moqueca de camarão

faixa_blog

São Paulo/SP

Uma vez no burburinho da capital, por que não conhecer a cozinha tradicional de São Paulo? O cardápio do Badaró é muito variado, com pratos como virado à paulista, filé à cavalo, pastel, couve, arroz e feijão. A picanha também é uma ótima pedida, com acompanhamentos de deixar qualquer um com água na boca.

faixa_blog

Vitória/ES

Pirão é também o apelido do proprietário do restaurante, graças ao seu talento no preparo da receita. Aberto desde 1982, o restaurante é especializado em moqueca capixaba, garoupa salgada com banana-da-terra e outras receitas regionais.

A garoupa salgada, prato típico capixaba

Fotos: Reprodução / Divulgação

Visualizar Comentários (3)

Mais em Comida e Bebida

Pouring red wine into the glass against wooden background

Eataly dá descontos de até 70% em vinhos até o final de janeiro

Patricia Machado13/01/2017
KFC - divulgação

Restaurante da rede KFC usa robô para sugerir pratos para os clientes na China

Mariana Castro13/01/2017
cachaça 51 1 - reprodução

Cachaça 51 que era vendida apenas no exterior chega ao Brasil

Mariana Castro13/01/2017
smartphone - divulgação

Sensor de smartphone ajuda na escolha de frutas no supermercado

Mariana Castro11/01/2017
Falafel chickpea balls closeup

Lugares para comer falafel em São Paulo

Mariana Castro11/01/2017
Cajun Shrimp

Ceagesp lança edição de verão do Festival do Pescado e Frutos do Mar

Mariana Castro09/01/2017
Pouring red wine into the glass against wooden background

Aparelho que abre garrafa de vinho sem remover a rolha chega ao Brasil

Patricia Machado05/01/2017
refreshing fruit popsicle lollies on ice background with berries, peppermint.

Cinco receitas para fazer um picolé

Patricia Machado05/01/2017
lanche novo do bobs - divulgacao

Bob’s lança sanduíche com molho barbecue

Patricia Machado04/01/2017
novidades do mcdonalds - divulgacao

McDonald’s lança batata com molho Tasty e McFlurry de Nhá Benta

Patricia Machado03/01/2017
Milkshake with whole cookie and crumbs

Cinco receitas de milk-shake para fazer em casa

Patricia Machado03/01/2017
sorvete ben & jerrys - reproducao

Ben & Jerry’s troca sorvete por material escolar

Patricia Machado02/01/2017
Can of Coca-Cola on ice

Máquina da gratidão da Coca-Cola permite presentear uma pessoa querida

Patricia Machado30/12/2016
reserva 51 - divulgacao

Cachaça 51 ganhará edição limitada com apenas 51 garrafas à venda

Patricia Machado30/12/2016
bobs inaugura loja digita - reproducao

Bob’s inaugura loja 100% digital

Patricia Machado28/12/2016