As vantagens de ter uma suíte como quarto do casal

Por Giovanna Victor em 25/10/2018

Conhecida como suíte, a integração entre um quarto de casal e um banheiro privativo é uma característica comum em imóveis mais novos e sofisticados. Alguns lançamentos mais recentes, inclusive, fazem o mesmo com os quartos de solteiro – tornando esses cômodos mais modernos e práticos.

Foto: Décio Navarro 

Embora não pareça algo necessário para algumas pessoas, ter uma casa com vários banheiros é o sonho de muita gente. É inegável que as suítes oferecem muito mais conforto e qualidade de vida às pessoas, mas será que esse é o real motivo de compradores optarem por pagar mais caro para ter um imóvel assim? O Viva Decora mostrou quais são as vantagens de ter uma suíte em sua residência. Confira!

Foto: Rico Mendonça – Imagem de Mariana Boro 

As vantagens das suítes

A vantagem mais óbvia das suítes é a privacidade e a comodidade. Quando a família é muito grande, ter um banheiro exclusivo facilita o dia a dia dos moradores, já que não há necessidade de dividir o espaço. Além disso, a desordem de um banheiro pessoal não atrapalha os outros moradores, ajudando todos a conviverem com mais harmonia.

Foto: Rodrigo Maia 

Quando cada membro tem uma suíte, todos podem usar o ambiente sem pressa. Também é cômodo para receber visitas, já que não é necessário sair no corredor para acessar o ambiente. É claro que essa facilitação eleva o preço do imóvel. No momento da venda ou do aluguel, o preço da casa é valorizado também pelo número de quartos e banheiros ou suítes que possui.

Foto: Jóia Bergamo e Érica Salguero

As desvantagens das suítes

Nem tudo, obviamente, é perfeito na construção civil. Imóveis antigos representam um desafio para arquitetos e engenheiros. Muitos clientes pedem uma alteração de planta para transformar um quarto comum em suíte ou um banheiro em dois. O problema é que isso nem sempre é possível. Algumas casas e apartamentos não podem ter sua estrutura, elétrica e hidráulica, adaptada para realizar essas mudanças.

Foto: INÁ Arquitetura

Outra possível desvantagem é a necessidade de ter um lavabo social na casa, mesmo quando todos os quartos têm suítes.  O local precisa ter um lavabo social para que desconhecidos possam usar o banheiro sem adentrar os quartos. 

Tem gente que além de mandar fazer um banheiro integrado ao seu quarto faz também um closet integrado ao banheiro, substituindo os tradicionais armários.

Em muitas propostas, não é instalada nem sequer uma porta para separar as áreas desses dois ambientes. Essa coisa de deixar as peças de roupas expostas a vapores de água e mau cheiro pode desagradar.

Foto: AH!SIM

Depois que foram citadas todas essas vantagens e desvantagens quanto às suítes, qual a sua opinião?

Essa é a opção mais certa para você, ter uma casa com banheiros integrados aos quartos? Acha que isso agregaria mesmo mais valor ao seu imóvel?

Por Viva Decora