Sousplat: um toque de classe em sua mesa de jantar

Por Thais Lopes em 28/07/2020

Uma comida de boa aparência e bem cheirosa apetece de imediato o nosso paladar. Mas o ideal seria que ela fosse devidamente apresentada também, preferencialmente em uma mesa de jantar arrumada com bastante carinho e amor. 

Então, ao oferecer café da manhã, almoço ou jantar para a sua família, capriche nos detalhes. Escolha as melhores louças, talheres e copos que tiver disponível e disponha tudo isto sobre um lindo jogo de sousplat.

sousplat

Rico Mendonça

O que é sousplat?

Imagine a seguinte questão: como você diz aos seus convidados onde eles podem sentar-se frente a uma mesa de jantar? 

A posição das cadeiras é um primeiro indicativo, claro. Seria também possível colocar pequenas plaquinhas de identificação, mas isto só em refeições formais. Em casa, em um momento descontraído e informal, bastaria apenas espalhar os pratos nos locais certos, sobre sousplats.

Então, na verdade, sousplat é como um “prato marcador”. Tal acessório costuma apresentar um diâmetro maior que o próprio prato acima – mas menor que uma peça de jogo americano comum. 

E a sua função é, primeiramente, proteger a mesa e a toalha do calor e dos respingos de gordura ao redor do prato. Segundo, ornamentar o ambiente de refeições. Por isto mesmo é que vemos tantas opções à venda no mercado.

sousplat

MAV Arquitetura

 

“Ele torna a mesa mais atraente aos olhos ao emoldurar os pratos. É um item de origem francesa e significa “sob prato”, ou seja, deve ser utilizado embaixo do prato, complementando o cenário.”

“…além de garantir uma recepção cheia de requinte aos seus convidados.”

– trecho reportagem do site Tua Casa.

sousplat

Eduarda Corrêa e Chris Silveira e Arquitetos Associados

Quais os diferentes modelos de sousplat?

Diz-se que o certo seria utilizar os sousplats apenas em refeições completas. Só que estas peças são tão bonitas que caíram no gosto das pessoas e, por isso, passaram a ser utilizadas em qualquer refeição. 

De olho nisso, as lojas começaram a oferecer diversas opções de sousplats, em formatos e materiais variados. Assim, sempre é possível encontrar um modelo que combine com a ocasião.

Atualmente, é possível achar, no mercado, sousplats claros e escuros, lisos e com textura. Há peças feitas em madeira, cerâmica, plástico, melamina, renda, papelão, alumínio, inox, MDF, EVA, crochê, corda trançada, tecido e vidro. 

Sousplats com estampas florais; com bordas rendadas; e com pintura prateada, dourada ou rose gold. E souplats que são redondos, pentagonais, irregulares, em forma de estrela, concha e mais.

sousplat

Oscar Mikail e Ana Yoshida

sousplat

Studio Ecoara

sousplat

Cristina Reinert

Como combinar sousplat com mesa de jantar?

E se você preferir pode customizar o seu próprio jogo de sousplat. Na verdade, não é tão difícil. Basta separar adquirir materiais que estejam ao alcance do seu bolso e pôr a criatividade para fora. 

Uma boa ideia é fazer o seu jogo combinando com guardanapos, centros de mesa ou travessas, mas, preferencialmente, contrastando com os pratos, talheres e taças.

Normalmente, escolhe-se o jogo de pratos pensando no alimento que será servido. Pratos brancos é um ótimo pano de fundo para refeições coloridas – como saladas; já pratos coloridos para refeições em tons mais claros – como massas. 

E o ideal é tentar contrastar o tom do sousplat com o do prato acima. Por exemplo, se o prato escolhido foi branco, colocar, por baixo, um sousplat em preto ou outra cor escura.

sousplat

Studio Ecoara

A mesma regra para escolha de combinações de cores para design de interiores pode ser aplicada neste caso. Mas, limite-se àquelas opções com, no máximo, duas ou três cores diferentes – entre frias e quentes mais uma neutra. 

Por exemplo, sousplat vermelho, pratos brancos e guardanapo verde; ou sousplat roxo, pratos brancos com detalhes em amarelo-limão e guardanapo verde. Estas são só algumas ideias.

sousplat

Otavia Maia Cabral

Tenha mais de um jogo de sousplat disponível em casa. E escolhas as peças de acordo com a ocasião, sejam eventos formais ou descontraídos, dentro de casa ou no jardim; para o dia-a-dia, jantar com amigos, aniversário, Natal, Ano Novo, e mais. 

Que achou de usar essa peça em sua mesa de jantar? Vamos lá, escolha um modelo e experimente na próxima vez que organizar um jantar especial em sua casa!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.