Como escolher um sofá colorido para sua sala

Por Thais Lopes em 14/11/2019

De repente, sua sala não parece mais tão bonita e confortável quanto antes. Talvez a decoração deste ambiente esteja parecendo fora de moda. Talvez seja o momento de investir em objetos novos. 

Que tal trocar o sofá? E quais seriam as últimas tendências para este tipo móvel? Bem, vejas nossas dicas e exemplos e inspire-se para renovar o visual de sua casa.

sofá colorido

André Brandao e Márcia Varizo

Sofás são os protagonistas das salas

Um sofá pode ser a parte mais importante da decoração de uma sala de estar. Seu papel em uma proposta assim é tanto funcional quanto estética. Ele servirá principalmente de assento onde as pessoas descansarão seus corpos. 

Contudo, também pode ser um atrativo visual, um orientador de layout ou até um ditador de estilo para o cômodo – ajudando a transmitir mais personalidade.

Quando se deseja renovar o visual de uma sala, é indicado avaliar primeiro as condições dos estofados existentes no local. Não adianta ter um lindo jogo de rack com painel e aparelhos multimídias de última geração se o sofá principal estiver em condições ruins. Será melhor apreciar um bom momento “cinema em casa” em um móvel ergonômico, de boa densidade, e com apoios adequados para braços e pernas.

sofá colorido

Andrea Petini

sofá colorido

Débora Bz Brandão

Abuse dos sofás coloridos

A cor tem muita influência na decoração de interiores. Na hora de escolher um modelo de sofá para casa, este detalhe pode ser decisivo. Um ambiente com cor é sempre mais alegre. Porém, ele também pode parecer ousado demais para algumas pessoas.

 Por isso é importante refletir sobre o efeito de uma peça assim sobre um determinado conjunto. Deve-se primar sempre pela harmonização do ambiente.

Lembre-se: sofá é um dos itens mais importantes na ambientação de uma sala. Devido a sua cor e proporções, inevitavelmente tal peça chamará mais a atenção do observador. E por se tratar de um móvel de uso diário, precisará ser resistente. 

Por isto é que a maioria dos modelos vendidos nas lojas custa tão caro. É um investimento de grande impacto em qualquer decoração. E escolher uma cor errada, neste caso, será um problema.

sofá colorido

Aline Cobra Design e Arquitetura

sofá colorido

Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Como escolher um sofá colorido?

A maioria dos modelos de sofás encontrados no mercado possui uma tonalidade, digamos, prática. Geralmente, estes móveis vêm em cores neutras, como cinza e marrom. 

Peças assim são mais fáceis limpar, de sofrerem manutenção e fazer combinação com outros elementos. Agora, se a pessoa quiser ousar mais em sua casa, pode optar por tons mais escuros e até vívidos.

Sofás em preto, por exemplo, costumam ter um visual bem elegante. Já os sofás em cores como roxo, vermelho e verde são bem mais extravagantes. E tonalidades como azul são uma forte tendência. Um móvel assim é capaz de deixar uma sala de estar mais atraente, divertida e despojada; de trazer bem mais personalidade para as composições.

sofá colorido

Brunete Fraccaroli e Gisele Taranto

Antes de escolher um modelo sofá, a pessoa precisa se perguntar qual o efeito que ela quer obter com uma peça como esta na decoração de sua casa. 

Como será feito o uso diário deste móvel. Qual o estilo do seu lar. Como os modelos admirados nas lojas poderiam casar com os elementos já existentes na sala. Como tornar o cômodo mais bonito e cheio de charme, mas sem perder o conforto. As combinações são infinitas para o lar.

sofá colorido

Décio Navarro

sofá colorido

Rodrigo Maia

E como usar?

Um sofá em cor neutra e clara deve, provavelmente, deixaria sua sala mais suave e leve. Mas um sofá escuro poderia pesar mais no conjunto. É provável que ele só fique bem no cenário se os elementos ao redor forem neutros. 

Trata-se de uma situação em que é mais difícil de harmonizar a decoração. Contudo, pode-se tentar equilibrar as coisas com almofadas, mantas e mais.

sofá colorido

Revista Viva Decora

sofá colorido

Revista Viva Decora e Danni Couto

Um modelo de sofá colorido será o centro das atenções em uma decoração. Pense em usar uma peça assim como foco principal da sua sala e coloque o resto em uma posição complementar. 

No momento do planejamento do projeto, vale a pena simular as opções, testando o círculo de cores neste ambiente, assim você com certeza vai fazer a escolha perfeita da cor do seu sofá!

Essas dicas de como utilizar cores na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.