Sofá azul: como inserir a peça na decoração da sala

Por Thais Lopes em 04/09/2019

Talvez não exista nenhuma peça de design mais importante para decoração de sala de estar depois da televisão do que um sofá. Este móvel é capaz de seduzir o olhar do observador, fazendo-o ter impressões diferentes do ambiente. 

Por isto, é tão importante saber escolher o modelo certo, que vá ficar em harmonia com os outros elementos existentes no local.

+ Programação de setembro no Teatro Liberdade com desconto #TÁNOAPONTADOR

+ Já pensou em ser gato por um dia? Na Casa do Gato Royal Canin você pode!

Uma das últimas tendências lançadas pelo mercado para a decoração de interiores são os lindos e modernos modelos de sofá na cor azul. 

O que acha desta ideia? Invista nesta alternativa para inovar o visual da sala de estar de sua casa! Acompanhe o texto a seguir para saber mais.

sofa azul

ArqExpress

As diferentes tonalidades de azul e a decoração de interiores

Peças em tons de azul inseridas nas decorações são capazes de deixar os ambientes com uma atmosfera mais leve e tranquila. 

Os azuis são muito fáceis de combinar com outras cores. Só isto já abre um leque de possibilidades de composições incríveis as quais os projetistas podem testar nos interiores. Eles podem trabalhar para que os cômodos fiquem mais alegres e sofisticados assim como o desejado pelo cliente. É mesmo incrível!

sofa azul

Gustavo Motta

A tonalidade de azul marinho é mais sóbria e pode ficar bem nas decorações sendo contrastada com peças amadeiradas.  Do mesmo modo o azul petróleo, combinando com plantas e peças ornamentais em verde. 

Já o azul royal é ainda mais chique e vibrante, dando uma ideia de nobreza às peças em que for aplicado. E tem também o turquesa, que foge do comum e é muito simples de ser combinado com outras cores.

sofa azul

Daniela Gradella

O uso de sofás azuis em decorações de salas de estar

Por todas as sensações positivas que as tonalidades de azuis podem transmitir ao ser humano, é justificável o uso desta cor em peças de destaque na decoração. 

Na sala de estar, por exemplo, local onde as pessoas costumam relaxar com a família e os amigos, os azuis podem lhe oferecer um clima de paz. Isso iria alterar positivamente sua percepção do espaço. Por isto é considerada uma alternativa tão válida!

sofa azul

Livia Dalmaso

Sofás na cor azul costumam apresentar um visual bem elegante, clássico. E eles podem ser versáteis e possuírem várias funcionalidades de acordo com o seu modelo – reclinando encosto ou expandindo assentos. E engana-se quem pensa que esta cor, se empregada a uma peça mobiliária grande, de tal relevância no espaço, pode deixar a decoração com aspecto frio e sem graça.

Como foi dito no tópico anterior, é fácil harmonizar os azuis com outras cores – sendo assim, é fácil harmonizar um sofá azul com outras peças mobiliárias. Mas, tem muita gente que ainda tem dúvidas disto. Pois, a tendência atual é usar e abusar dos sofás azuis como a cor mais forte no cenário, deixando o restante, mesmo que com acabamentos em outros estilos, em tom mais neutro. Entenda o caso adiante!

sofá azul

BY Arq&Design

sofá azul

Idealizzare Arquitetos -Consultoria em projetos

Sofás azuis em cenários decorados

O azul é uma cor vibrante, admirada por muitas pessoas. Só que matizes seus mais fechados fazem mais sentido em composições simples e modernas. O problema é que os tons escuros também podem deixar as decorações muito sérias e até mesmo tristes. 

Portanto, é preciso saber dosar outras cores ao seu redor para deixar os cenários mais claros, vívidos e alegres. Tudo é uma questão de encontrar a harmonia!

sofa azul

Suite Arquitetos

Sofás azuis escuros ficam bem em salas de estar amplas e, inclusive, em estilo clássico, acompanhadas de almofadas e mantas em cores quentes. 

Para um imóvel decorado para uma família jovem um azul num tom mais baixo, como “azul caneta”, talvez seja uma opção melhor – juntamente de almofadas coloridas e temáticas. Estas soluções só não darão certo se o ambiente tiver dimensões muito reduzidas.

sofa azul

Renata Popolo e GoUp Arquitetura

Para salas compactas, um sofá azul claro pode oferecer mais amplitude, além de criar uma falsa sensação de frescor no local. Então, neste caso, se for preferência da pessoa, é possível aplicar a mesma tonalidade em outros detalhes da decoração. 

A única característica ruim do azul claro é que ele não esconde quaisquer manchas e sujeiras. Daí é o caso de estudar melhor os hábitos da família e tomar medidas para prevenir acidentes!

sofa azul

Traci Morris

sofa azul

INÁ Arquitetura

Em sua casa, você pode deixar a sala de estar em um fundo em cores como bege, cinza ou branco. 

Depois, começar a mobiliar o ambiente com peças em tons neutros, como amadeirado claro, e terminar com um lindo sofá azul – fazendo o contraste da peça com ornamentos em tons avermelhados. 

Assim seria uma decoração em estilo navy clássico, um exemplo de composição para se inspirar! Que tal experimentar em sua casa?

Essas dicas de como utilizar um sofá azul na decoração de casa foram criadas pela equipe Viva Decora.