Seis dicas para escolher o painel de TV ideal

Por Mariana Castro em 29/03/2018

O painel de TV tem sido um elemento cada vez mais usado na decoração de salas de estar e quartos. Ele ajuda a preencher o cômodo, sem roubar o foco da telinha e de outros objetos decorativos. Mas, para que o painel esteja em harmonia com o resto do ambiente, é preciso acertar na escolha.

+ Dicas de decoração para apartamento compartilhado

+ Como escolher um alarme residencial?

Isso começa antes mesmo de sair para as compras. É preciso escolher a parede certa e verificar aspectos do ambiente, como iluminação por exemplo. Para ajudar você na escolha, o blog Viva Decora preparou seis dicas para comprar o painel de TV ideal. Confira:

#1 Em que cômodo será usado?

Definir o lugar da casa em que será usado o painel é o primeiro passo. Afinal, se for para uma sala de TV exclusiva para isso, é possível investir em algo maior e cheio de detalhes. Por sua vez, um painel de TV para a sala de estar, ou mesmo para o quarto, costuma ser um pouco mais discreto, já que não é o centro das atenções desses ambientes.

Foto: Luciane Mota

#2 Incidência de luz solar

Este detalhe é fundamental, mas muitos acabam esquecendo. A luz batendo na TV pode gerar reflexos que dificultam a visualização das imagens. Dependendo da localização das janelas, esse efeito de reflexos pode ocorrer mesmo quando a luz não incide diretamente. Por isso, se você não for comprar uma TV antirreflexo ou instalar cortinas escuras nas janelas, é preciso pensar bem em que parede ficará o painel de TV nesse ambiente.

Foto: MODI Arquitetura e Interiores

#3 Painel para TV e para outros aparelhos eletrônicos

Muitos aparelhos são associados a TV e utilizados com frequência, como jogos, DVD player, som ou home theater, por exemplo. Se sua ideia é concentrar todos eles nesse painel, o ideal é escolher um modelo robusto, que tenha espaço suficiente para tudo isso. Alguns painéis para TV já vêm com aparadores e nichos para outros aparelhos eletrônicos, sendo a melhor opção nesse caso.

Foto: Ana Cinthia Lopes

#4 Quantidade de tomadas

Muitas pessoas esquecem, mas um fator que vai influenciar bastante na hora de instalar seu painel de TV é a quantidade de tomadas disponíveis na parede escolhida. Principalmente caso você decida instalar outros aparelhos, é preciso de uma quantidade razoável de tomadas elétricas, sem falar em dutos para TV à cabo e internet. Sem isso, a instalação do painel pode se tornar uma dor de cabeça.

Foto: Luciane Mota

#5 Dimensões

Escolhida a parede, meça-a com cuidado para ter certeza que o painel de TV que você vai escolher caberá adequadamente no local. Da mesma forma, fique de olho nas dimensões de sua televisão, para que se encaixe com o painel que vai escolher. Afinal, imagina chegar em casa e descobrir que o painel é pequeno para ela?

Foto: Ofício da Arte

#6 Acabamento do painel

Você não precisa investir apenas na clássica madeira. Existem materiais que imitam outros revestimentos, como pedra e tijolo aparente ou até mármore. Eles podem ser excelentes opções, desde que combinem com o resto da decoração do cômodo. Em um quarto ou sala de estar, é importante pensar também na cor, que não deve destacar demais o painel e “roubar a cena” do ambiente. Prefira fazer isso em uma sala de jogos ou específica para TV.

Foto: Tasselli Barros Arquitetura e Interiores

Por Viva Decora