Veja como ter uma sapateira organizada (e linda)

Por Thais Lopes em 30/10/2019

Sua casa tem que ser um verdadeiro lar, pronta para lhe oferecer tranquilidade, paz e descanso nos seus momentos de folga. Só que um imóvel assim, em tão alto grau de equilíbrio, precisa ser não só bonito, mas estar em dia em sua organização. 

Porém, como fazer para deixar os ambientes em ordem? Será que existem móveis coringas que poderiam ajudar nesta difícil tarefa? Claro que sim. A sapateira, por exemplo.

Dentro de um quarto pode haver cama, cômodas, criados e roupeiros. Além disso, uma peça em especial para guardar os sapatos. Já imaginou qual seria não é mesmo? 

Acontece que as sapateiras podem ser usadas para outros fins e em outros ambientes. Confira!

sapateira

Raduan Arquitetura

Um pouco sobre as sapateiras

Como foi dito antes, as sapateiras foram idealizadas para serem peças auxiliares na organização de sapatos. Itens assim, tão delicados, não devem ficar jogados pelos cantos da casa, nem empilhados dentro de algum guarda-roupa. 

Por isto é que foi criado um receptáculo específico para protegê-los. Então a função primeira da sapateira é mesmo a de guardar sapatos.

Pois bem, acontece que este móvel pode ser aliado na decoração e na organização de outros cômodos da casa. 

Duvida? É verdade. Trata-se de uma peça tão simples, mas que guarda mil segredos, podendo ser usadas para diversos fins.

sapateira

David Guerra e Karen Pisacane

Onde usar sapateiras em decoração de interiores

Usar sapateira em decoração de quarto é a opção mais comum. Tê-la como organizador de sapatos ainda mais. 

Mas mesmo neste ambiente a sapateira pode funcionar também como local para guardar livros, brinquedos, materiais de papelaria,  de pintura, de informática, e mais. Tudo vai depender da sua preferência e criatividade.

No banheiro, por exemplo, pode-se usar sapateira de divisórias para colocar secador, escovas, bobs e outros produtos de cabelo. Na cozinha, uma sapateira poderia ajudar na organização de mantimentos na despensa ou ser usada como mini horta improvisada perto da pia – com chás e temperos frescos. E por fim, na lavanderia, ser um espaço extra para colocar produtos de limpeza. São algumas ideias para ajudar na organização de sua casa.

sapateira

Luana Ferreira e Nicolle do Vale

sapateira

Cristina Bozian e Bárbara Dundes

Tipos de sapateiras encontradas no mercado

Infelizmente, não é tão comum encontrar modelos de sapateiras prontas e à venda em lojas físicas. Já em lojas virtuais é possível encontrar algumas, mas com design simples – e quase sempre somente em MDF e na cor branca.

Se você quiser algo mais elaborado para a sua casa – talvez uma sapateira giratória – precisará, talvez, encomendar o serviço a um marceneiro ou outro profissional especializado.

Revista Viva Decora

Sapateiras ainda mais simples podem ser montadas com bolsas de TNT ou plástico – podendo guardar entre 20 e 30 pares de sapato. 

Mas você mesmo pode improvisar alguma com cestos aramados, caixas de papel paraná ou garrafas PET. Ou então comprar outro armário comum e fazer divisórias internas de acordo com a sua necessidade. Usando a imaginação é possível fazer algo único e bonito.

sapateira

Revista Viva Decora e Caroline Manfrin

Como pensar um modelo de sapateira para o quarto

Antes de você comprar ou mandar fazer uma sapateira nova para o seu quarto é preciso pensar em quantos pares de sapato quererá guardar dentro deste móvel. 

É preciso prever como este modelo irá atender a sua demanda ao longo dos anos e oferecer praticidade no seu dia-a-dia. Para não cometer erros, comece sua avaliação pelo espaço do quarto.

sapateira

Ornare e Patricia Tavares

Tire as medidas do local onde será instalada a nova sapateira. Calcule o tamanho deste móvel mais ou menos da seguinte maneira: nichos de altura de 24 cm para sapatos mais altos e 15 cm para sapatos mais baixos. 

Prateleiras deslizantes ajudariam na hora de acessar os pares dispostos atrás de outros pares, sem precisar tirar tudo do lugar.

sapateira

CASAon CASAon e Marcelo Rosset Arquitetura

O melhor local para colocar a sapateira dentro do quarto é próximo do armário de roupas ou dentro do closet. Assim, é possível montar os looks, experimentando todas as peças de uma vez só. 

Se o móvel tiver um design e cor semelhante às outras peças ao redor será mais fácil harmonizá-la a decoração do cômodo. E se suas prateleiras forem abertas é preciso redobrar a atenção quanto à limpeza no local.

sapateira

Karla Silva

sapateira

Samira Jarouche e Laura Santos

Então, o que achou das dicas? Comece agora mesmo a organizar sua sapateira e nunca mais se atrase na hora de escolher o sapato para sair. 

Essas dicas de como utilizar uma sapateira na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.